Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Saúde pública
Congresso em Foco
5/9/2025 17:18
Na próxima quarta-feira (10), a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) DO Senado analisará proposições legislativas da área da saúde, que abordam desde o tratamento do câncer ao estímulo fiscal à vacinação e à mitigação da insegurança alimentar em crianças.
Prevenção ao câncer
O projeto de lei 126/2025 propõe a criação do Marco Regulatório da Vacina e dos Medicamentos de Alto Custo Contra o Câncer, com o objetivo de estabelecer diretrizes para pesquisa, produção, distribuição e acesso. A proposta, da senadora Dra. Eudócia (PL-AL), prioriza a oferta gratuita por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). A matéria, relatada por Flávio Arns (PSB-PR), tramita em regime de decisão terminativa. (Veja a íntegra)
De autoria do senador Rogério Carvalho (PT-SE), o projeto 5181/2023 prevê que o SUS realize testes genéticos em mulheres para identificar mutações hereditárias que possam aumentar a probabilidade de câncer de mama, ovário e colorretal. A proposição é relatada, também em caráter terminativo, pela Dra. Eudócia. (Veja a íntegra)
Vacinação
Sob relatoria da senadora Ana Paula Lobato (PDT-MA), No âmbito do incentivo à vacinação, o projeto 2992/2022, de autoria do ex-senador Lasier Martins, propõe permitir a dedução de despesas com vacinas da base de cálculo do Imposto de Renda.
A medida visa estimular a prevenção e reduzir os encargos financeiros das famílias com a imunização fora da rede pública. Após análise na CAS, a proposta seguirá para Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). (Veja na íntegra)
Segurança alimentar
O projeto 1018/2024, de autoria do senador Alan Rick (União-AC), propõe a criação do Programa Nacional de Prevenção à Insegurança Alimentar na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. O texto estabelece avaliações semestrais do estado nutricional dos alunos da rede pública e a suplementação alimentar gratuita para casos de subnutrição.
A relatora, senadora Ana Paula Lobato, manifestou sua recomendação pela aprovação da matéria. O projeto será analisado pela CAS e, posteriormente, pela Comissão de Educação e Cultura (CE), em decisão terminativa. (Veja a íntegra)
Também estão previstos, para análise:
A comissão analisa ainda dois requerimentos para a realização de audiências públicas:
Temas
LEIA MAIS
Agricultura Familiar
Aprovação do Pronaf e do Plano Safra fortalece a agricultura familiar
Orientação Vocacional
Câmara aprova orientação vocacional para jovens do socioeducativo
Congresso Nacional
TENTATIVA DE GOLPE
alimentação escolar
Comissão aprova projeto que considera custo amazônico na educação