Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
DIREITOS SOCIAIS
Congresso em Foco
11/9/2025 | Atualizado às 12:45
Com objetivo de ampliar o cuidado estatal à pessoas com deficiência ou Transtorno do Espectro Autista (TEA), a Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara aprovou o projeto de lei 3493/2025, do deputado Dr. Fernando Máximo (União-RO), que propõe prioridade no atendimento em serviços públicos para mães e cuidadores.
O relator, deputado Duarte Jr. (PSB-MA), concedeu parecer favorável à íntegra do projeto. Conforme o texto, a prioridade será garantida com a apresentação de documento que ateste a condição de cuidador ou de mãe responsável, como declaração, laudo médico ou inscrição em programas assistenciais. O benefício se estende ao acesso preferencial em filas de atendimento; ao tratamento humanizado às necessidades da pessoa cuidada; à oferta de um espaço de espera adequado, quando possível; e à disponibilização de um canal de atendimento especializado, sempre que viável.
"Ao garantir prioridade no atendimento, o projeto em apreço contribui para a redução de obstáculos enfrentados por esses cidadãos, assegurando-lhes melhores condições de conciliar suas demandas pessoais e burocráticas com as necessidades especiais de seus dependentes", argumentou Duarte Jr, no relatório. "O projeto contribui positivamente para o bem-estar das pessoas com deficiência e das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), assim como para a valorização e o apoio às mães e cuidadores que desempenham papel fundamental em seu cuidado."
Na Câmara, a proposta seguirá para análise pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Por tramitar em caráter conclusivo, o consenso entre os colegiados exclui votação em Plenário.
Temas
LEIA MAIS
Combate ao Desperdício
Câmara aprova política nacional de combate ao desperdício de alimentos
Imposto Municipal
Vai à sanção projeto que altera ISS municipal sobre guincho e içamento
Direito dos animais
Projeto de conscientização sobre cinomose canina segue para o Senado
SEGURANÇA PÚBLICA
Crise no Rio reforça necessidade da PEC da Segurança, diz relator
TRANSPORTE AÉREO
Câmara aprova proibição da cobrança por malas de até 23 kg em voos
Relações exteriores
Senado dos EUA aprova projeto que derruba tarifa contra o Brasil