O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados realizará uma reunião nesta terça-feira (16), às 15 horas, no plenário 11, com o objetivo de sortear os nomes dos parlamentares que poderão atuar como relatores em três representações disciplinares em curso.
O sorteio se faz necessário para substituir o deputado Júlio Arcoverde (PP-PI), que solicitou a retirada de seu nome das listas previamente estabelecidas. As representações em questão são as seguintes:
- Representação 4/25, na qual o Partido Liberal (PL) acusa o deputado André Janones (Avante-MG) de ofensa à Câmara e abuso das prerrogativas parlamentares ao circular pela Casa vestindo camiseta com a frase contendo palavra de baixo calão.
- Representação 14/25, também movida pelo PL, que acusa André Janones de ter divulgado, em suas redes sociais, ofensas graves contra o deputado Gustavo Gayer.
- Representação 13/25, em que o PL acusa o deputado Guilherme Boulos (Psol-SP) de ter ofendido parlamentares da legenda durante uma reunião do Conselho de Ética ocorrida em abril deste ano.
O regimento interno da Câmara estabelece critérios para a escolha do relator, determinando que este não pode pertencer ao mesmo Estado, partido ou federação do parlamentar representado, nem à legenda que originou a representação. O presidente do Conselho de Ética, deputado Fabio Schiochet (União-SC), selecionará um nome de cada lista tríplice para designar o relator de cada processo.