Notícias

Câmara ouve Sidônio Palmeira sobre gastos e ações da Secom

Deputados Van Hattem, Gustavo Gayer e Junio Amaral cobram do ministro explicações sobre gastos, publicidade e monitoramento digital.

16/9/2025
Publicidade
Expandir publicidade

As Comissões de Comunicação e de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados promoverão, na quarta-feira (17), uma audiência pública com o objetivo de ouvir o ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República, Sidônio Palmeira.

O encontro, agendado para as 14h, visa aprofundar o debate sobre as atividades da Secom, em resposta às solicitações dos deputados Marcel Van Hattem (Novo-RS), Gustavo Gayer (PL-GO) e Junio Amaral (PL-MG).

Secom presta contas na Câmara sobre contratos de comunicação.Ton Molina /Fotoarena/Folhapress

Os parlamentares demandam que o ministro apresente esclarecimentos sobre as ações da Secom, com ênfase nos gastos com publicidade, nas políticas de combate à desinformação e na atuação do órgão em iniciativas de monitoramento digital. Marcel Van Hattem expressa preocupação com os critérios de impulsionamento de conteúdos nas redes sociais e a ausência de diretrizes comunicacionais para prevenir fraudes contra idosos.

Gustavo Gayer enfatiza a importância de esclarecimentos sobre a participação da Secom no projeto Rede Minerva, destinado ao combate à desinformação, alegando indícios de monitoramento de parlamentares da oposição, o que suscita "sérias preocupações quanto à violação de prerrogativas parlamentares e da liberdade de expressão".

Já Junio Amaral questiona uma licitação da Secom no valor de R$ 98,3 milhões para a gestão da comunicação digital do governo federal, indagando se os recursos estão sendo utilizados para beneficiar o presidente da República, especialmente em período pré-eleitoral.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Artigos Mais Lidos