Notícias

Audiência pública discutirá saúde de trabalhadores bancários

Encontro foi agendado pela Comissão de Trabalho e setor acumula altas taxas de acidentes.

22/9/2025
Publicidade
Expandir publicidade

A Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados agendou uma audiência pública para a próxima terça-feira (23), às 16h30, com o objetivo de debater as condições de saúde dos trabalhadores do setor bancário.

O deputado Vicentinho (PT-SP) foi o responsável por solicitar a audiência. Entidades governamentais, representantes da sociedade civil e pesquisadores fazem parte da lista de convidados do encontro.

O setor bancário é responsável por 0,8% dos vínculos formais de trabalho no Brasil. Freepik

Embora o setor bancário seja uma dos menos empregatícios do Brasil , ele concentra 2,81% dos afastamentos por acidentes e 1,12% dos afastamentos previdenciários do país, conforme dados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e do Observatório de Saúde e Segurança no Trabalho.

De acordo com o deputado, mais da metade desses afastamentos estão relacionados a transtornos mentais e comportamentais. Este contexto chega a representar 69% dos motivos de afastamento na Caixa Econômica Federal.

O parlamentar afirma que "esses números revelam a existência de um mecanismo estrutural de adoecimento, marcado por metas inatingíveis, humilhações públicas, cobrança fora do expediente, incentivo à medicalização e exploração da imagem, sobretudo de mulheres".

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Artigos Mais Lidos