Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
SOBERANIA
Congresso em Foco
22/9/2025 | Atualizado às 18:55
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou nesta segunda-feira (22) o manifesto "Brasil é dos Brasileiros", no qual reafirma seu compromisso com a defesa da soberania nacional e rechaça pressões externas. O documento foi lançado no mesmo dia em que os Estados Unidos anunciaram uma nova leva de sanções contra autoridades brasileiras, incluindo a advogada Viviane Barci de Moraes, esposa do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
No texto lido pelo presidente nacional da entidade, Beto Simonetti, a OAB lembra seu papel histórico em momentos decisivos da vida política brasileira. "A advocacia brasileira sempre esteve presente nos grandes momentos da vida nacional, na luta pela redemocratização, na defesa da Constituição e na consolidação das liberdades", afirma.
A Ordem defende que "a soberania do Brasil não pode ser relativizada, nem submetida a interesses que não representem a vontade do povo", e reforça sua missão "de guardiã da cidadania, da justiça e da igualdade" em meio à pressão externa e dificuldades políticas internas.
O manifesto convoca a participação ativa de diferentes setores da sociedade na defesa dos pilares democráticos. "Cabe a todos nós - cidadãos, instituições e sociedade civil organizada - a responsabilidade de assegurar que o Brasil permaneça soberano, democrático e justo".
O documento se encerra com uma mensagem de união nacional. "Unidos pela Constituição, pela democracia e pela soberania, afirmamos com clareza: o Brasil é dos brasileiros. Pela soberania do Brasil, todos unidos".
LEIA MAIS
PEC da Blindagem
Protestos deste domingo dividem reação de parlamentares nas redes
RELAÇÕES EXTERIORES
Estados Unidos impõem sanções contra esposa de Alexandre de Moraes