Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Plenário
Congresso em Foco
23/9/2025 17:55
Durante discurso em Plenário do Senado nesta terça-feira (23), o senador Cleitinho (Republicanos-MG) criticou a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição 3/2021, conhecida como PEC da Blindagem. Segundo o parlamentar, a isenção do Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil (1952/2019) deveria ser a "verdadeira prioridade".
"A primeira coisa que a gente tem que fazer, presidente, aqui no Senado, é barrar essa PEC da Blindagem. Não deveria ser nem discutido", afirmou Cleitinho. Segundo ele, o Congresso deve legislar pelo povo: "Eu jamais vim aqui no Congresso Nacional como senador pra poder legislar em causa própria, quer dizer, legislar a favor de classe política".
O parlamentar criticou que, enquanto a PEC da Blindagem foi votada em menos de 24 horas de urgência, a isenção do IR se arrasta em vários governos:
"Isso aqui vai ajudar a população brasileira trabalhadora, que é tanto de esquerda quanto de direita. Vamos isentar quem ganha até 5 mil reais de imposto de renda, é uma pauta boa de trazer. Muitas das vezes a gente vem pra cá, todo político, independente de lado, fala que vem pra defender o povo. E na hora que tem um projeto desse que é a favor do povo, fica nessa ladainha e não vota."
LEIA MAIS
PEC da Blindagem
Protestos deste domingo dividem reação de parlamentares nas redes