Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Esporte
Congresso em Foco
26/9/2025 8:20
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD-RJ), oficializou na quinta-feira (25) o apoio do Rio à Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que busca trazer a Copa do Mundo de Clubes de 2029 para o país. A manifestação foi entregue pessoalmente pelo secretário municipal de Esporte, Guilherme Schleder, ao presidente da entidade, Samir Xaud. No documento, Paes colocou o município "à disposição para ser uma das sedes" do torneio.
O prefeito lembrou que o Rio teve protagonismo no Mundial disputado neste ano nos Estados Unidos. "No Mundial deste ano, realizado nos Estados Unidos, três dos quatro participantes brasileiros eram do Rio. O evento foi um enorme sucesso na cidade. Nada mais natural do que apoiar a candidatura do Brasil para receber a próxima edição, em 2029", declarou.
Legado esportivo e turístico
A versão mais recente da competição estreou um novo formato, reunindo 32 equipes de diferentes confederações e ocupando 11 cidades norte-americanas ao longo de cerca de um mês. Para Schleder, sediar a edição de 2029 seria estratégico para consolidar a imagem do Rio como polo esportivo internacional.
Segundo o secretário, o torneio poderia "reafirmar o Rio de Janeiro como destino esportivo". Ele destacou ainda que a cidade já garantiu a final da Copa do Mundo Feminina de 2027 e disputa, em parceria com Niterói, a organização dos Jogos Pan-Americanos de 2030.
"São iniciativas que produzem impactos positivos na economia, no turismo e têm viés social, inspirando crianças e jovens. Formalizei esse apoio em encontro com o da CBF, e vamos trabalhar para que a candidatura brasileira seja a vencedora", afirmou o secretário.
LEIA MAIS
Imposto de renda
IMUNIDADE PARLAMENTAR