Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
AGENDA DO PRESIDENTE
Congresso em Foco
29/9/2025 8:02
O presidente Lula terá uma agenda marcada por dois compromissos de grande relevância política e institucional nesta segunda-feira (29). Pela manhã, ele participa da abertura da 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, em Brasília. À tarde, estará presente na cerimônia de posse do ministro Edson Fachin como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF).
Às 10h, Lula abre oficialmente a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), no Setor de Clubes Sul. O evento marca a retomada da etapa nacional da conferência após quase dez anos de hiato.
Organizado pelo governo federal, o encontro reunirá representantes de todos os estados brasileiros, movimentos sociais, universidades e entidades da sociedade civil. Entre os temas centrais estão o combate a todas as formas de violência de gênero, igualdade salarial e de oportunidades no mercado de trabalho, políticas públicas de cuidados, acesso a creches e educação de qualidade, saúde integral da mulher, incentivo ao empreendedorismo feminino e garantia de participação política sem barreiras de gênero.
A ministra das Mulheres, Márcia Lopes, destacou a dimensão histórica do encontro. "Somos mais de 110 milhões de mulheres no Brasil, e queremos protagonismo, liberdade, respeito e dignidade. Queremos estar livres de qualquer forma de violência. A 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres é o espaço para reafirmar essa luta", declarou.
Antes da etapa nacional, conferências estaduais e municipais ajudaram a elaborar as principais diretrizes de debate e a escolher as representantes que agora se encontram em Brasília. As deliberações do encontro servirão de base para políticas públicas do Executivo e também poderão inspirar projetos de lei no Congresso Nacional.
No início da tarde, às 15h, Lula recebe no Palácio do Planalto o secretário especial para Assuntos Jurídicos da Casa Civil, Marcelo Weick.
Nova direção
Às 16h, o presidente participa da sessão solene de posse do ministro Edson Fachin como novo presidente do STF e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Na mesma cerimônia, o ministro Alexandre de Moraes assumirá a vice-presidência das duas instituições.
A presença de Lula simboliza a interlocução entre os Poderes Executivo e Judiciário em um momento de renovação no comando da mais alta Corte do país.
Tags
LEIA MAIS
DESVIO DE APOSENTADORIAS
STF forma maioria para manter Careca do INSS e Camisotti presos
EM RESPOSTA AO SUPREMO
Senado defende regras da Lei do Impeachment para ministros do STF
SEGURANÇA PÚBLICA
O novo PL Antifacção: o que Derrite mudou no texto após as críticas
Cidadão brasiliense