Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
AGENDA DO PRESIDENTE
Congresso em Foco
29/9/2025 8:02
O presidente Lula terá uma agenda marcada por dois compromissos de grande relevância política e institucional nesta segunda-feira (29). Pela manhã, ele participa da abertura da 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, em Brasília. À tarde, estará presente na cerimônia de posse do ministro Edson Fachin como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF).
Às 10h, Lula abre oficialmente a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), no Setor de Clubes Sul. O evento marca a retomada da etapa nacional da conferência após quase dez anos de hiato.
Organizado pelo governo federal, o encontro reunirá representantes de todos os estados brasileiros, movimentos sociais, universidades e entidades da sociedade civil. Entre os temas centrais estão o combate a todas as formas de violência de gênero, igualdade salarial e de oportunidades no mercado de trabalho, políticas públicas de cuidados, acesso a creches e educação de qualidade, saúde integral da mulher, incentivo ao empreendedorismo feminino e garantia de participação política sem barreiras de gênero.
A ministra das Mulheres, Márcia Lopes, destacou a dimensão histórica do encontro. "Somos mais de 110 milhões de mulheres no Brasil, e queremos protagonismo, liberdade, respeito e dignidade. Queremos estar livres de qualquer forma de violência. A 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres é o espaço para reafirmar essa luta", declarou.
Antes da etapa nacional, conferências estaduais e municipais ajudaram a elaborar as principais diretrizes de debate e a escolher as representantes que agora se encontram em Brasília. As deliberações do encontro servirão de base para políticas públicas do Executivo e também poderão inspirar projetos de lei no Congresso Nacional.
No início da tarde, às 15h, Lula recebe no Palácio do Planalto o secretário especial para Assuntos Jurídicos da Casa Civil, Marcelo Weick.
Nova direção
Às 16h, o presidente participa da sessão solene de posse do ministro Edson Fachin como novo presidente do STF e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Na mesma cerimônia, o ministro Alexandre de Moraes assumirá a vice-presidência das duas instituições.
A presença de Lula simboliza a interlocução entre os Poderes Executivo e Judiciário em um momento de renovação no comando da mais alta Corte do país.
Tags
LEIA MAIS
DESVIO DE APOSENTADORIAS
STF forma maioria para manter Careca do INSS e Camisotti presos
EM RESPOSTA AO SUPREMO
Senado defende regras da Lei do Impeachment para ministros do STF
Bebida Adulteradas
Governo emite alerta sobre metanol presente em bebidas adulteradas
Boletim Focus
EM RESPOSTA AO SUPREMO
Senado defende regras da Lei do Impeachment para ministros do STF
NA ESPLANADA DOS MINISTÉRIOS
Lula celebra 95 anos do MEC com caminhada e alfineta Bolsonaro