Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Futebol
Congresso em Foco
30/9/2025 9:00
O deputado federal Dimas Gadelha (PT-RJ) apresentou nesta segunda-feira (29) o projeto de lei 4.802/2025, que institui o Dia Nacional do Orgulho Rubro-Negro. A proposta define 13 de dezembro como data oficial da celebração, em referência à vitória do Flamengo sobre o Liverpool no Mundial Interclubes de 1981, disputado em Tóquio, no Japão.
Segundo o parlamentar, a conquista se tornou um marco cultural e histórico, e a criação da data "significa valorizar não apenas uma vitória esportiva, mas também a cultura popular e a memória coletiva de um dos maiores símbolos do futebol brasileiro".
O projeto autoriza que o poder público, dentro dos limites orçamentários e conforme as políticas culturais existentes, promova eventos culturais, esportivos e educativos em alusão à data, com o objetivo de preservar sua memória.
"Trata-se de uma justa e simbólica homenagem à paixão que move milhões de brasileiros - sem qualquer impacto financeiro para os cofres públicos e em conformidade com a legislação de datas comemorativas -, reconhecendo a importância do futebol como fenômeno cultural e social que transcende o esporte", argumenta o autor.
Temas
LEIA MAIS
DESVIO DE APOSENTADORIAS
Presidente da Conafer é preso durante depoimento à CPMI do INSS
Licença-maternidade
Bebida Adulteradas
Governo emite alerta sobre metanol presente em bebidas adulteradas
Boletim Focus
Licença-maternidade