Notícias

Governo estabelece protocolo após mortes por metanol em SP

Três mortes e dez casos suspeitos em São Paulo acenderam alerta sobre bebidas adulteradas com metanol.

30/9/2025
Publicidade
Expandir publicidade

O governo federal realizou na segunda-feira (29) uma reunião emergencial para tratar dos casos de intoxicação por metanol ligados ao consumo de bebidas alcoólicas em São Paulo. Até o momento, três mortes foram confirmadas, e dez episódios estão em investigação.

A reunião foi coordenada pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), e contou com representantes de diversas pastas. O encontro definiu medidas imediatas para conter a situação.

Senacon e Saúde atuam para orientar população sobre riscos de bebidas adulteradas.Freepik

Ficou estabelecido que a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon/MJSP) emitirá um alerta aos Procons de todo o país, com orientações específicas para fornecedores e consumidores a respeito da segurança na comercialização e no consumo de bebidas alcoólicas.

O Ministério da Saúde acompanhará os casos no estado, sob reforço de que todas as unidades de atendimento devem seguir os protocolos de notificação para suspeitas de intoxicação. Já o Ministério da Agricultura e Pecuária avaliará possíveis medidas de fiscalização. O Sistema de Alerta Rápido (SAR) continuará responsável pelo monitoramento e atualização dos dados.

De acordo com o governo, os registros mais recentes apresentam "padrão inédito e diverso" em relação ao que vinha sendo observado. Antes, as intoxicações por metanol estavam principalmente relacionadas a pessoas em situação de rua ou de extrema vulnerabilidade, após ingestão de álcool adulterado em postos de gasolina. Agora, os pacientes relataram consumo de bebidas destiladas em bares, como gin, whisky e vodka.

O metanol é um líquido incolor e inflamável, usado como solvente e em indústrias de combustíveis, plásticos, tintas e medicamentos. A substância é altamente tóxica: pequenas doses ingeridas podem causar graves danos à saúde e levar à morte.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Artigos Mais Lidos