Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Governo Lula
Congresso em Foco
7/10/2025 9:27
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a criticar a gestão anterior ao participar, na segunda-feira (6), da entrega de 2.837 unidades habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida (MCMV), em Imperatriz (MA). Durante o evento, Lula afirmou que não entende como o programa, criado em seus mandatos anteriores e paralisado no governo Bolsonaro, pôde ter sido interrompido.
"Por Deus do céu, eu não sei o que aquela praga que governou antes de mim veio fazer nesse país. Eu não sei, por Deus do céu, como é que alguém acaba com o Minha Casa Minha Vida, que é o maior programa habitacional já feito na história deste país", declarou o presidente, em tom de indignação.
O Minha Casa Minha Vida havia sido extinto durante o governo do ex-presidente, Jair Bolsonaro. Em seu lugar, foi instuído o programa habitacional "Casa Verde e Amarela". Em 2023, quando Lula assumiu seu terceiro mandato, o governo federal identificou 170 mil imóveis do programa que não tinham sido concluídos. Os motivos das paralisações incluíam abandono das construtoras, ocupações irregulares, pendências de infraestrutura, dentre outros.
O MCMV foi retomado naquele mesmo ano, com cerimônia de abertura na Bahia.
Entrega de unidades:
O empreendimento inaugurado no Maranhão, Residencial Canto da Serra, recebeu R$ 358,6 milhões em investimentos federais e vai abrigar mais de 11 mil pessoas. Destas, 1.619 famílias integram programas sociais, como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC), e receberão as moradias de forma totalmente subsidiada.
Durante a cerimônia de abertura, o presidente Lula comparou o conjunto habitacional à fundação de uma nova cidade. "Nós não estamos inaugurando um conjunto habitacional. Com 2.837 casas, nós estamos inaugurando uma cidade. Porque tem muita cidade no Brasil que não tem 11 mil habitantes", declarou.
No evento, o petista também recebeu o título de cidadão imperatrizense, concedido pela Câmara Municipal, em reconhecimento aos serviços prestados ao município. Em seu discurso de agradecimento, disse que prefere falar em "cuidar das pessoas" a "governar".
Temas
LEIA MAIS
RELAÇÕES EXTERIORES
Pequenas importações
Kim Kataguiri propõe fim da "taxa das blusinhas" sobre importações
Festa no Plenário
Vereadores de São Caetano do Sul dançam em cima de mesas no plenário