Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Senado aprova projeto que amplia acessibilidade em serviços públicos

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Acessibilidade Inclusiva

Senado aprova projeto que amplia acessibilidade em serviços públicos

Texto prevê instalação de sistemas de comunicação alternativa em órgãos e espaços públicos, ampliando inclusão de pessoas com dificuldades de comunicação.

Congresso em Foco

9/10/2025 | Atualizado 10/10/2025 às 17:20

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O Senado Federal aprovou o projeto de lei 4.102/2024, que estabelece a obrigatoriedade de instalação de sistemas de Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) em locais que prestam serviços públicos, visando a promoção da acessibilidade para indivíduos com necessidades complexas de comunicação.

Os sistemas de CAA de baixa tecnologia compreendem recursos visuais, como figuras e desenhos, destinados a atender às necessidades comunicativas específicas de cada contexto. Além disso, podem incluir recursos não tecnológicos, como gestos, linguagem de sinais e expressões faciais, bem como sistemas assistidos por tecnologia, a exemplo de dispositivos eletrônicos com aplicativos de comunicação, como celulares e tablets.

Iniciativa prevê instalação de recursos visuais e tecnológicos em serviços de saúde, educação e cultura.

Iniciativa prevê instalação de recursos visuais e tecnológicos em serviços de saúde, educação e cultura.Joel Silva/ Folhapress

O texto, que já havia sido aprovado na Comissão de Direitos Humanos (CDH) em 1º de outubro, sob a relatoria do senador Weverton (PDT-MA), será encaminhado para a sanção da Presidência da República. Segundo Weverton, trata-se de "um projeto simples, mas de grande importância, que promove inclusão e interação social, que representa um gesto de empatia e humanidade. É dar voz àquele que muitas vezes não consegue ser ouvido".

De acordo com ele, indivíduos com necessidades complexas de comunicação enfrentam dificuldades significativas para compreender ou expressar mensagens por meio de formas convencionais de comunicação, como a oral, a escrita ou a gestual. Os sistemas de CAA representam ferramentas essenciais para viabilizar a interação social, o acesso à informação e a participação em atividades cotidianas.

O projeto prevê a instalação de sistemas de CAA de baixa tecnologia em áreas de serviços públicos de saúde e educação, bem como em locais como praças, parques e espaços culturais, como museus e galerias. No Plenário, o relator acolheu uma emenda de redação apresentada pelo senador Rogério Carvalho (PT-SE), que estabelece que a implementação das medidas deverá observar a disponibilidade financeira e orçamentária do ente federado. A proposta, originária da deputada Iza Arruda (MDB-PE), promove alterações na Lei da Acessibilidade e no Estatuto da Pessoa com Deficiência.

Leia a íntegra da proposta.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

inclusão acessibilidade Senado

LEIA MAIS

CPMI DO INSS

Soraya diz suspeitar de envolvimento de alfaiataria em esquema do INSS

Adoção legal

Damares cita Klara Castanho ao criticar exposição em casos de adoção

ECONOMIA

CCJ do Senado inicia debates sobre fim da escala 6x1

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Direitos Equiparados

Militares do Amapá, Rondônia e Roraima terão reajuste salarial de 23%

2

EDUCAÇÃO

Hugo Motta anuncia pauta com 16 projetos voltados à educação

3

Habitação

Governo anuncia novo modelo de crédito habitacional para classe média

4

Vale creche

Nikolas Ferreira apresenta projeto que institui Vale Creche Noturna

5

APOSTAS ONLINE

Após derrubada de MP, PT propõe dobrar taxação das "bets"

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES