A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS deliberou pela aprovação de 78 requerimentos nesta quinta-feira (9). Entre eles, o de convocação do empresário Danilo Berndt Trento, indiciado pela CPI da Pandemia em 2021. Trento teria agido em conluio com o ex-procurador-geral do INSS, Virgílio Antônio de Oliveira Filho, nos desvios de recursos das aposentadorias por meio de descontos irregulares, de acordo com a Polícia Federal.
Dez dos requerimentos aprovados na audiência pediam a convocação do empresário. Na CPI da Pandemia, Trento respondeu por fraude em contratos destinados à compra de vacinas contra a Covid-19, formação de organização criminosa e improbidade administrativa.
Eric Douglas Martins Fidelis, filho do ex-diretor de Benefícios do INSS André Fidelis, também será convocado. A Polícia Federal identificou, entre 2023 e 2024, R$ 10,4 milhões em transações financeiras suspeitas atribuídas a ele, apontado como receptor de propinas pagas pelos operados do esquema a seu pai.
Novos depoentes
A convocação de quatro novos representantes também passou por aprovação:
- Diretor das entidades Amar Brasil Clube de Benefícios, Master Prev Clube de Benefícios, Associação Nacional de Defesa dos Direitos dos Aposentados e Pensionistas, e Associação de Amparo Social ao Aposentado e Pensionista, Marco Aurélio Gomes;
- Dirigente da Master Prev Clube de Benefícios, Anderson Cordeiro;
- Ex-presidente da Associação de Amparo Social ao Aposentado e Pensionista Igor Dias Delecrode;
- Secretário da Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares do Brasil (Conafer), Silas da Costa Vaz.
Por ligação com o último dos listados, o piloto de aeronaves Henrique Traugott Binder Galvão prestará depoimento na CPMI, a pedido do presidente da CPMI do INSS, senador Carlos Viana (Podemos-MG). Costa Vaz é investigado pela compra de dois aviões avaliados em mais de R$ 3 milhões.
A reconvocação do advogado Eli Cohen, responsável pela denúncia que iniciou as investigações da Polícia Federal, também foi autorizada. Para o vice-presidente do colegiado, deputado Duarte Jr. (PSB-MA), há "controvérsias e incertezas" quanto às reais intenções do advogado que precisam ser esclarecidas.
O ex-ministro da Controladoria-Geral da União (CGU) Wagner de Campos Rosário será convocado no papel de convidado, assim como as empresárias Anne Caroline Wilians Vieira Rodrigues e Wilmara Lourenço, ligadas a pessoas investigadas pela Polícia Federal.
Sigilo bancário
Os demais requerimentos tratam da quebra de sigilos bancários e da elaboração de relatórios de rastreamento financeiro de envolvidos, como:
- Danilo Berndt Trento, empresário;
- Anne Carolline Wilians Vieira Rodrigues, empresária;
- Solange Aparecida Nogueira Macedo, presidente da Associação Master Prev;
- Felipe Macedo Gomes, ex-presidente da Amar Brasil Clube de Benefícios;
- Milton Baptista de Souza Filho, presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical;
- Daugliesi Giacomasi Souza, esposa de Milton Baptista de Souza Filho;
- João Batista Inocentini, ex-presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos;
- Carlos Eduardo Teixeira Júnior, sócio da empresa Esférica Assessoria e Sistemas de Informática;
- Carlos Afonso Galleti Júnior, sócio-administrador da empresa Gestora Eficiente.
A quebra de sigilo se estende a informações solicitadas à Controladoria-Geral da União (CGU), a fim de entender como foram conduzidas as auditorias realizadas para investigar empréstimos consignados concedidos a aposentados e pensionistas.