Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Despedida
Congresso em Foco
9/10/2025 | Atualizado 10/10/2025 às 11:28
ministro Luís Roberto Barroso anunciou nesta quinta-feira (9) sua aposentadoria do Supremo Tribunal Federal (STF). Aos 67 anos, ele deixa a Corte antes da idade-limite de 75 anos, que só completaria em 2033. A decisão, que já era especulada, ocorre poucos dias após ter transmitido a presidência do tribunal ao ministro Edson Fachin.
O anúncio foi feito ao fim da sessão plenária. Visivelmente emocionado, Barroso leu uma carta de despedida: "Por 12 anos ocupei o cargo de ministro do STF, sendo presidente nos últimos dois. Foram tempos de imensa dedicação à causa da Justiça e da democracia. A vida me proporcionou a bênção de servir ao país."
O ministro afirmou que esta foi sua última participação no plenário, mas que permanecerá no Supremo por mais alguns dias para entregar pedidos de vista e resolver pendências.
"Sinto que agora é hora de seguir outros rumos. Nem sequer os tenho bem definidos, mas não tenho qualquer apego ao poder e gostaria de viver um pouco mais da vida que me resta sem a exposição pública, as obrigações e as exigências do cargo".
Barroso acrescentou que a decisão também foi motivada pela intensa exposição pública a que ele e sua família foram submetidos nos últimos anos.
"Sair ou não do STF, hoje, tem mais a ver com a exposição pública, sobretudo dos meus filhos e das pessoas com quem me relaciono. Minha mulher sofria imensamente", afirmou.
Confira a íntegra da carta de Barroso.
Sucessão
O ministro revelou que comunicou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, há cerca de dois anos, seu desejo de deixar a Corte. Caberá agora ao petista indicar um novo ministro.
Lula já indicou dois ministros ao Supremo neste terceiro mandato: Flávio Dino, ex-ministro da Justiça, que sucedeu Ricardo Lewandowski, e Cristiano Zanin, advogado que o defendeu na Lava Jato, que ocupa a vaga deixada por Rosa Weber.
Temas
LEIA MAIS
PLENÁRIO DA CÂMARA
FALHA OPERACIONAL
Conselho de Ética