Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Kim sugere "Lei Danilo Gentili" para garantir imunidade a críticos

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Liberdade de Expressão

Kim sugere "Lei Danilo Gentili" para garantir imunidade a críticos

Projeto prevê que críticas feitas a políticos e juízes, mesmo ofensivas, não constituam crime ou dano civil a autoridades.

Congresso em Foco

13/10/2025 10:00

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O deputado federal Kim Kataguiri (União-SP) apresentou o projeto de lei 5095/2025, que prevê imunidade penal e civil para qualquer pessoa que faça críticas, mesmo que ofensivas, a membros dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Segundo o projeto, a medida visa proteger a liberdade de expressão da população no exercício da cidadania.

O deputado destacou que a iniciativa protege a indignação popular, desde que expressa de forma não violenta e sem imputar crimes falsos. "É lícito ao povo reclamar do que é feito com seus tributos, e por isso, o Estado não pode ser utilizado para reprimir as opiniões de seu povo", afirmou Kataguiri.

Kim sugere lei que protege críticas ofensivas a políticos e juízes.

Kim sugere lei que protege críticas ofensivas a políticos e juízes.Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

O projeto altera o Código Penal e o Código Civil para proteger a liberdade de expressão dos cidadãos. A alteração prevista para o Código Penal, é:

  • "Não constituem injúria ou difamação a crítica, mesmo que ofensiva ou eivada de palavras de baixo calão feita por qualquer pessoa contra membro do Poder Executivo, Legislativo e Judiciário".

Já no Código Civil, o projeto estabelece que:

  • "A crítica, mesmo que ofensiva ou eivada de palavras de baixo calão, feita por qualquer pessoa contra membro do Poder Legislativo, de qualquer dos entes federativos" não será considerada ilícito civil.

O parlamentar explicou que o projeto se inspira em uma ideia do apresentador Danilo Gentili, proposta em discurso na televisão, sobre a chamada "Lei da Imunidade Cidadã", que garantiria aos cidadãos o direito de criticar membros dos Três Poderes sem sofrer punições legais. Em homenagem ao comediante, Kataguiri sugeriu que a proposição pudesse receber informalmente o nome de "Lei Danilo Gentili". O projeto aguarda tramitação.

Ofensas a parlamentares

No dia 2 de outubro, a atriz e influenciadora digital Juliana Rosa, conhecida como "Juju dos Teclados", foi alvo de operação da Polícia Civil do Rio de Janeiro após ofender o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG). Em vídeo publicado nas redes sociais, Rosa ironizou a morte do ativista norte-americano Charlie Kirk, sugerindo que seria "uma moda que cairia super bem com qualquer peça bolsonarista" e exibindo uma foto de Nikolas durante a fala.

Leia a íntegra da proposta.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar
[Erro-Front-CONG-API]: Erro ao chamar a api CMS_NOVO.

{ "datacode": "NOTICIAS_LEIA_MAIS", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA", "articlekey": 112869, "viewed": [ "112869" ], "context": "{\"articlekey\":112869,\"originalarticlekey\":\"112869\"}" }

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Liberdade de Expressão

Kim sugere "Lei Danilo Gentili" para garantir imunidade a críticos

2

DESVIO DE APOSENTADORIAS

Viana quer convocar irmão de Lula: "CPMI do INSS não tem blindagem"

3

SEM ACORDO

Congresso perde prazo e Novo Código Eleitoral não valerá para 2026

4

Valorização profissional

Congresso debate jornada máxima e piso salarial para nutricionistas

5

Quebra de decoro

Conselho de Ética da Câmara ouve Janones e Gilvan da Federal

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES