Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Educação
Congresso em Foco
14/10/2025 | Atualizado às 15:04
Na semana em que se celebra o Dia do Professor, a Câmara dos Deputados incluiu na pauta do Plenário uma série de projetos relacionados à carreira docente, à gestão escolar e à proteção de crianças e estudantes. A programação também prevê uma sessão solene em homenagem aos profissionais da educação, marcada para quinta-feira (16), às 14h.
Entre as proposições com impacto direto sobre professores, está o projeto de lei 1.556-B/2019, que estende aos docentes da educação básica o direito à meia-entrada em eventos culturais e esportivos. O texto altera a lei 12.933/2013 e tramita em regime de urgência.
Outro item da agenda é o PL 672-A/2025, que visa assegurar o piso salarial nacional do magistério também a professores temporários contratados com base no artigo 37, inciso IX, da Constituição. O parecer da Comissão de Educação recomenda aprovação com emenda.
Também está prevista a análise do projeto de lei 3.824-A/2023, que institui a Política Nacional de Indução à Docência na Educação Básica, com medidas voltadas à formação e estímulo à permanência na carreira.
Além dos temas diretamente ligados à categoria docente, a pauta inclui proposições com impacto mais amplo na rede educacional. O PL 743-A/2023 autoriza o transporte escolar para alunos e professores, mediante alteração na Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Já o projeto de lei 5.669/2023 cria a Política de Prevenção e Combate à Violência em Âmbito Escolar, com foco na segurança nas unidades de ensino.
Há ainda projetos voltados à gestão de políticas educacionais em nível nacional. O projeto de lei 3.096-A/2024 amplia os programas federais de alimentação e transporte escolar para escolas da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, enquanto o projeto de lei 4.937-A/2024 institui o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, com diretrizes para alfabetização na idade certa. Já o PL 625-A/2025 cria o Selo Compromisso com a Primeiríssima Infância, voltado a reconhecer iniciativas de atenção à faixa etária de zero a três anos.
LEIA MAIS
Reforma Administrativa
Comissões debatem impacto de reforma administrativa no serviço público
Animais domésticos
Projeto prevê ausência remunerada para levar animais ao veterinário
Educação em Debate
Relator do Plano Nacional de Educação entrega parecer na terça-feira
TRANSPORTE PÚBLICO
Tarifa zero cresce e já está em 170 cidades; veja o raio-X nacional
DESVIO DE APOSENTADORIAS
Viana quer convocar irmão de Lula: "CPMI do INSS não tem blindagem"
Liberdade de Expressão
Kim sugere "Lei Danilo Gentili" para garantir imunidade a críticos
Valorização profissional
Congresso debate jornada máxima e piso salarial para nutricionistas