Publicidade
Expandir publicidade
Manifestação pró-democracia em Brasília. Foto: Ricardo Stuckert
Em seus 18 anos de existência, o Congresso em Foco sempre se comprometeu com a cidadania e a defesa da democracia. Na campanha eleitoral de 2018, o site se posicionou no segundo turno da eleição, alertando para os riscos de uma eventual vitória de Jair Bolsonaro para o país, após publicar um alentado perfil do então deputado. No ano passado, o Congresso em Foco defendeu, em editorial, o impeachment do presidente por seu descaso com a pandemia de covid-19, que resultou em quase 700 mil mortes até o momento em todo o Brasil, e por suas sucessivas ameaças de golpe. Sofremos retaliações comerciais e, depois, por causa de reportagens que apontavam o envolvimento de apoiadores do governo com um esquema de fake news, uma editora e um repórter do site sofreram ameaças de morte.
Agora, uma vez mais o Congresso em Foco se junta àqueles que bradam pela democracia. Assinamos a “Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito”, que já conta com o apoio de quase 300 entidades e cerca de 850 mil pessoas. O manifesto é organizado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) e por entidades e representantes da sociedade civil.
A carta foi elaborada como uma resposta aos discursos do presidente Jair Bolsonaro que atacam o sistema eleitoral e colocam em xeque a segurança das urnas eletrônicas, como os reproduzidos por ele em encontro com embaixadores de 40 países na semana passada. Apesar dos ataques constantes, o presidente nunca apresentou nenhuma evidência de fraude nas urnas e nas eleições.
Assine aqui o manifesto
[caption id="attachment_548737" align="alignleft" width="806"]