Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
CPMI do INSS
Congresso em Foco
27/10/2025 | Atualizado às 18:02
O ex-diretor de Governança, Planejamento e Inovação do INSS Alexandre Guimarães afirmou, durante depoimento à CPMI que apura irregularidades em benefícios do instituto, nesta segunda-feira (27), que conseguiu emprego tanto na autarquia quanto na Infraero apenas "espalhando currículo".
A declaração foi recebida com ironia pelo relator da comissão, deputado Alfredo Gaspar (União Brasil-AL): "É importante para a gente esclarecer como funciona o sistema de indicação política aqui em Brasília. O brasileiro tem muita curiosidade. O senhor disse que espalhou o currículo para alguma colocação. Como é que foi essa chegada ao nome do senhor?"
Guimarães respondeu que a seleção ocorreu após a "distribuição de currículos", mas disse não ter interação com quem tinha poder de indicação. Segundo ele, o contato foi feito apenas por meio de assessores.
O relator ironizou a explicação:
"E funciona assim num país? Uma diretoria tão importante do INSS, uma indicação política sem o indicador conhecer sequer o indicado, sem saber os propósitos do indicado?"
"É através do currículo mesmo. Parte técnica", respondeu o ex-diretor.
Gaspar continuou:
"Isso é uma boa notícia para o Brasil. O senhor espalhou o seu currículo e virou diretor da Infraero e do INSS, não é isso? Sem nenhuma conversa com parlamentares. O que vai chover de currículo aqui em Brasília agora não tá no gibi."
Segundo relatou à CPMI, Guimarães assumiu, em 2017, ainda no governo Michel Temer, o cargo de diretor financeiro da Infraero, onde permaneceu por pouco mais de um mês. Em seguida, foi convidado para ocupar a Diretoria de Gestão de Pessoas do INSS, função exercida por um ano e dois meses. Ele retornou ao instituto em 2021, durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, permanecendo até o início de 2023, quando deixou o cargo de diretor de Governança, Planejamento e Inovação.
Temas
LEIA MAIS
Isenção Tributária
Câmara realiza audiência sobre fim do imposto de importação até US$ 50
Atualização Fiscal
Câmara avança em projeto que detalha os tributos nas notas fiscais
EMENDAS PARLAMENTARES
Dino determina divulgação midiática sobre rastreamento de emendas