Nesta terça-feira (3), o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados realizará sessão com o objetivo de examinar doze novas representações.
Gilvan da Federal (PL-ES)
Deputado enfrenta duas acusações:
- A Representação (REP) 1/2025, originada da Mesa Diretora, acusa o parlamentar de quebra de decoro em virtude de ofensas proferidas contra a deputada licenciada Gleisi Hoffman (PT-PR) e o deputado Lindbergh Farias (PT-RJ) durante reunião da Comissão de Segurança Pública;
- Em maio, Gilvan foi suspenso do mandato por três meses e já retornou às suas atividades. O conselho avalia agora o pedido de cassação do seu mandato. A REP 10/2025, apresentada pelo PT, alega que Gilvan incitou violência contra o presidente Lula em uma reunião da Comissão de Segurança e Combate ao Crime Organizado.
André Janones (Avante-MG)
Também é alvo de dois processos.
- Na REP 8/2025, o PL o acusa de solicitar a servidores a devolução de parte de seus salários para fins de campanha eleitoral.
- A REP 14/2025, também movida pelo PL, refere-se a postagens em redes sociais com ofensas dirigidas ao deputado Gustavo Gayer (PL-GO)
Lindbergh Farias (PT-RJ)
Responde a duas representações.
- A REP 9/2025, do Novo, o acusa de divulgar informações falsas sobre o deputado Marcel van Hattem (Novo-RS) redes sociais.
- A REP 12/2025, do PL, alega que Lindbergh ofendeu o deputado Gustavo Gayer e defendeu sua cassação.
Kim Kataguiri (União Brasil-SP)
Parlamentar é acusado pelo Psol (REP 21/25) de proferir ataques racistas e preconceituosos contra a deputada Célia Xakriabá durante sessão plenária sobre o projeto de lei do Licenciamento Ambiental.
Célia Xakriabá (Psol-MG)
É acusada pelo PL (REP 23/2025) de agredir e "avançar com uma caneta" contra o deputado Kim Kataguiri na mesma sessão, ferindo o deputado Coronel Meira (PL-PE).
Delegado Éder Mauro (PL-PA)
É acusado pelo PT (REP 11/2025) de agressão física a um cidadão durante reunião da Comissão de Direitos Humanos.
Guilherme Boulos (Psol-SP)
Deputado licenciado é acusado pelo PL (REP 13/2025) de ofender parlamentares da legenda em uma reunião do Conselho de Ética.
José Medeiros (PL-MT)
É acusado pelo Psol (REP 18/2025) por falas ofensivas e discriminatórias contra o deputado Ivan Valente.
Sargento Fahur (PSD-PR)
É acusado pelo Psol (REP 20/2025) por ter feito ao deputado Pastor Henrique Vieira (Psol-RJ) comentário que soou como ameaça. "Se tiver um filme que o Pastor Henrique apanhe, eu quero ser o policial que bate", afirmou o Sargento Fahur.