Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Saúde pública
Congresso em Foco
5/11/2025 13:10
O Senado Federal aprovou na terça-feira (4) o projeto de lei 2.621/2023, que determina a distribuição, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), de cordões com desenhos de girassóis para identificar pessoas com deficiências ocultas. Como o texto recebeu apenas ajustes de redação, seguirá diretamente para sanção presidencial.
A proposta, de autoria do deputado Capitão Alberto Neto (PL-AM), foi relatada no Senado por Plínio Valério (PSDB-AM) e teve parecer favorável nas comissões de Assuntos Sociais (CAS) e de Direitos Humanos (CDH).
O projeto altera o Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/2015) para incluir o fornecimento gratuito do cordão entre os serviços de saúde destinados a esse público. O objetivo é facilitar o reconhecimento de deficiências que não têm sinais físicos aparentes, como autismo, TDAH, ansiedade, depressão e epilepsia.
Segundo o relator, pessoas com esse tipo de deficiência "muitas vezes não têm as dificuldades reconhecidas pela sociedade, o que as expõe a constrangimentos e limitações ao tentar exercer seus direitos".
LEIA MAIS
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
Imposto de Renda
Comissão adia votação da isenção do IR para esta quarta-feira