Notícias

Audiência pública discutirá regulação de suplementos alimentares

O grupo de trabalho tem a finalidade de debater e elaborar um projeto de lei que estabeleça regras e critérios claros para a comercialização de suplementos alimentares.

16/11/2025
Publicidade
Expandir publicidade

Na próxima terça-feira (18), o Grupo de Trabalho sobre Comercialização de Suplementos Alimentares da Câmara dos Deputado promoverá audiência pública para examinar a qualidade, a regulamentação e a fiscalização dos suplementos alimentares.

A iniciativa atende à solicitação do deputado Felipe Carreras (PSB-PE), coordenador do grupo. A pauta central será a discussão sobre os desafios e as possíveis soluções para garantir a segurança e a qualidade desses produtos.

Debate visa proteger a saúde do consumidor.Freepik

Felipe Carreras enfatizou que a ausência de fiscalização rigorosa e a proliferação de produtos falsificados ou não registrados representam um perigo iminente para a saúde dos cidadãos.

"Essa audiência permitirá identificar lacunas na regulação e aprimorar a proteção dos consumidores quanto à procedência, composição e segurança dos produtos."

Em setembro, especialistas alertaram em audiência na Comissão de Defesa do Consumidor sobre os riscos associados à comercialização descontrolada de suplementos alimentares pela internet, reforçando a necessidade de medidas mais eficazes de controle e fiscalização.

O grupo de trabalho, instituído no final de setembro pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), tem a finalidade de debater e elaborar um projeto de lei que estabeleça regras e critérios claros para a comercialização de suplementos alimentares. O prazo para a conclusão dos trabalhos é de 60 dias, podendo ser estendido por decisão da presidência da Casa.

Estão entre os convidados:

  • Paulo Henrique Rodrigues Pereira, secretário Nacional do Consumidor (Senacon/MJSP);
  • Angela Fernandes Leal da Silva, diretora do Departamento de Promoção da Saúde do Ministério da Saúde;
  • Daniel Meirelles Fernandes Pereira, diretor da Segunda Secretaria da Anvisa;
  • Manuela Dolinsky, presidente do Conselho Federal de Nutrição (CFN);
  • Albaneixe Peixinho, presidente da Associação Brasileira de Nutrição (Asbran).
Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Artigos Mais Lidos