Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
VÍDEO
Congresso em Foco
13/11/2025 16:14
O vereador Rafael Ranalli, do PL de Cuiabá, publicou nesta quinta-feira (13) um vídeo em suas redes sociais em que convida o vereador fluminense Carlos Bolsonaro a disputar ao Senado por Mato Grosso em seu lugar. Ranalli havia oficializado sua intenção de concorrer pelo partido no dia anterior.
"Surgiu uma ideia aqui entre a gente, me ofereci ao Senado esses dias, mas a gente abre mão dessa vaga, dessa candidatura, ao nosso parceiro, nosso irmão, Carlos Bolsonaro. Se tá difícil em Santa Catarina, Carlos, vem para Mato Grosso, vem ser senador aqui. Isso aí, porque a direita de Mato Grosso, bolsonarista, precisa sim desse nome de peso aqui para evitar caroneiro e surfista", declarou.
Veja o vídeo:
Também participou do vídeo o deputado estadual Elizeu Nascimento (Novo), que concordou em convidar o filho mais velho de Jair Bolsonaro. "A direita lhe aguarda, Carlos Bolsonaro, para proteger as nossas pautas de direita e defender realmente aquilo que nós esperamos, a anistia lá no Senado Federal", declarou.
Troca de imbróglios
Carlos Bolsonaro protagoniza, desde outubro, uma disputa em Santa Catarina para assegurar sua vaga na eleição ao Senado. O arranjo original elaborado pelo governador Jorginho Mello era uma chapa composta pela deputada Caroline de Toni (PL-SC) e pelo senador Esperidião Amin (PP-SC).
O desenho colapsou com a entrada do vereador, que impõe ao governador a escolha entre romper a aliança com o PP para lançar uma chapa "puro sangue" ou perder Caroline de Toni, convidada a disputar pelo Novo. O impasse levou parte do PL catarinense a resistir diretamente à permanência de Carlos no Estado, preferindo que seja mantida a composição original.
Em eventual mudança para o Mato Grosso, Carlos não encontraria um cenário muito diferente. O vereador que o convidou, Rafael Ranalli, articula no PL estadual para o lançamento de uma chapa "puro-sangue", com ele e o deputado José Medeiros (PL-MT) como candidatos ao Senado. O presidente do diretório, Ananias Filho, já possui preferência por uma composição.
A concorrência no campo conservador em MT conta com nomes de peso, entre eles o próprio governador Mauro Mendes (União), favorito nas pesquisas eleitorais. Também estão cotados o ex-governador Pedro Taques (sem partido), a deputada estadual Janaina Riva (MDB) e o ex-senador Cidinho Santos (PP). No lado oposto, há mais um forte concorrente: o atual ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, do PSD.
Temas
LEIA MAIS
SEGURANÇA PÚBLICA
O novo PL Antifacção: o que Derrite mudou no texto após as críticas
Cidadão brasiliense