Notícias

CPMI ouve ex-coordenador e empresário ligados a fraudes na segunda-feira

Comissão convocou Jucimar Fonseca e Thiago Schettini, apontados como peças-chave no desvio de benefícios.

14/11/2025
Publicidade
Expandir publicidade

A CPMI do INSS ouvirá, na próxima segunda-feira (17), duas figuras consideradas centrais na investigação sobre desvios de recursos da Previdência Social: Jucimar Fonseca da Silva, ex-coordenador de Pagamentos e Benefícios do INSS, e o empresário Thiago Schettini. A audiência está marcada para as 14h30.

Jucimar é alvo de 11 requerimentos de convocação, incluindo um do senador Izalci Lucas (PL-DF), que afirma que o ex-coordenador ocupava "uma posição nevrálgica" no órgão e seria peça-chave no mecanismo que permitiu descontos indevidos em benefícios de aposentados e pensionistas. Segundo Izalci, Jucimar assinou uma nota técnica que autorizou o desbloqueio em lote de descontos associativos a pedido de uma entidade envolvida no esquema.

A audiência está prevista para iniciar às 14h30. Waldemir Barreto/Agência Senado

O presidente da CPMI, senador Carlos Viana (Podemos-MG), também solicitou seu depoimento. Antes de comparecer, Jucimar passará por avaliação médica oficial, após ter apresentado atestado alegando impossibilidade de estar presente à comissão.

O empresário Thiago Schettini foi convocado por quatro requerimentos, entre eles o do deputado Rogério Correia (PT-MG), que o descreve como um "facilitador" no esquema de desvio de aposentadorias. Ele teria recebido valores de Antonio Carlos Camilo Antunes, o Careca do INSS, apontado como um dos operadores da fraude.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Artigos Mais Lidos