Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Judiciário
Congresso em Foco
14/11/2025 15:09
A deputada Júlia Zanatta (PL-SC) será investigada por destinação de emenda parlamentar no valor de R$ 800 mil em benefício de clube de tiro associado à parlamentar. A representação junto à Procuradoria-Geral da República (PGR) foi protocolada nesta sexta-feira (14) pela deputada Ana Paula Lima (PT-SC).
O processo licitatório financiado por Zanatta na Prefeitura de São José é investigado pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina, por possível tentativa de favorecer a empresa com pesquisa de preços restrita, ausência de alternativas públicas, critérios sob medida e falsificação de documentos.
Segundo a representação de Lima, um vídeo publicado nas redes sociais de Zanatta na inauguração do clube de tiros possui "elementos que reforçam a hipótese de que a destinação da emenda foi, aparentemente, construída para irrigar, com recursos federais, um negócio de aliados".
"O caso assume relevância ainda maior por envolver estrutura privada armamentista beneficiada por recursos federais, tema sensível num país que enfrenta graves crises de violência armada e que procura reconstruir sua política de controle de armas."
Resposta nas redes sociais
Em vídeo publicado na terça-feira (11), Zanatta afirmou que a emenda corresponde aos requisitos de transparência e rastreabilidade. A deputada também pontuou que continuará a enviar recursos para treinamento de guardas municipais.
"Ano que vem eu vou enviar mais recursos para que a guarda municipal possa continuar treinando em clube de tiro e não somente para treinamento, vamos enviar [recurso] também para compras de munição, fuzil e tudo que for necessário."
Em relação à amizade com o dono do clube, Zanatta destacou que apoia todos os clubes de tiro de Santa Catarina.
Contribuição Previdenciária
CCJ aprova regra que reduz contribuição de inativos da PM e Bombeiros