Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
VÍDEO
Congresso em Foco
26/11/2025 14:18
Durante cerimônia no Palácio do Planalto nesta quarta-feira (26), o presidente Lula tornou a comentar a fala do primeiro-ministro da Alemanha, Friedrich Merz, que criticou a estadia em Belém durante a COP30. Lula relatou ter cobrado maior engajamento do premiê nas atrações locais em sua próxima visita ao Brasil.
"Encontrei com ele na Alemanha e falei: companheiro, eu tenho que te falar uma coisa. Eu aprendi uma lição: a nossa cabeça pensa onde os nossos pés pisam. Você foi pisar no Brasil, mas a sua cabeça não saiu de Berlim. Por que você não conheceu Belém? Se você não foi dançar um carimbó, não foi comer uma maniçoba, não foi comer um namorado, Então você não conheceu!", declarou.
Confira a fala do presidente:
A cobrança de Lula se deu em resposta a um discurso proferido por Merz em Berlim no dia 13, ao retornar da conferência. Na ocasião, afirmou que todos os jornalistas que o acompanhavam "ficaram contentes por termos retornado à Alemanha, (...) especialmente daquele lugar onde estávamos". Sua fala foi repudiada por políticos brasileiros, que o acusaram de agir de forma depreciativa.
Lula ressaltou que ele próprio aproveitou as atrações alemãs nas ocasiões em que esteve no país. "Quando eu viajo para Berlim, eu não quero comer feijoada e maniçoba. Eu quero comer joelho de porco. Eu quero comer aquela linguiça frita numa carroça. Eu quero comer salsicha. Quero comer chucrute".
LEIA MAIS
Imposto de Renda
INSATISFAÇÃO DECLARADA
Alcolumbre e Motta faltam à sanção do IR e elevam tensão com Lula
TENSÃO NO CONGRESSO
Crise política trava Congresso e pressiona governo na reta final