Notícias

PF investiga desvios de emendas em obras de infraestrutura

PF apura suspeitas de superfaturamento e serviços não executados em contratos do DNOCS financiados por emendas parlamentares.

28/11/2025
Publicidade
Expandir publicidade

A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (28) a Operação Fake Road, que investiga suspeitas de desvios em obras de pavimentação custeadas por emendas parlamentares e executadas pelo Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS).

A ação é realizada em conjunto com a Controladoria-Geral da União (CGU), que estima uma perda superior a R$ 22 milhões em contratos fraudulentos.

Ação cumpre mandados no Ceará e no Rio Grande do Norte nesta sexta.Paulo Carneiro/Ato Press/Folhapress

Equipes da PF cumprem 11 mandados de busca e apreensão autorizados pelo STF, sendo nove em Fortaleza e dois em Natal. Os alvos integram quadros do serviço público e do setor privado. As equipes buscam documentos e materiais que possam comprovar fraudes na execução das obras e práticas voltadas ao favorecimento de empresas contratadas.

As investigações começaram após auditorias da CGU identificarem sinais de superfaturamento, serviços incompletos ou inexistentes e registros de execução incompatíveis com a realidade. Os levantamentos também revelaram indícios de atuação coordenada entre servidores e empresários para desviar recursos destinados a intervenções viárias financiadas com verbas parlamentares.

Durante a execução dos mandados, a força-tarefa apreendeu cinco veículos, sendo três de luxo, e R$ 22 mil em dinheiro vivo.

Emendas parlamentares são parcelas do orçamento da União com destinação definida pelo Congresso Nacional, em modalidades individuais e coletivas. Esses recursos se tornaram alvo recorrente de investigações a partir de 2022, quando o STF declarou a inconstitucionalidade de emendas que não atendam aos requisitos constitucionais de controle e transparência.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Artigos Mais Lidos