Notícias

CCJ aprova prioridade odontológica a idosos e pacientes oncológicos

Com aprovação em caráter terminativo, o texto segue agora para o Senado.

1/12/2025
Publicidade
Expandir publicidade

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara aprovou projeto de lei que estende o acesso prioritário a serviços odontológicos do Sistema Único de Saúde (SUS) a pacientes oncológicos e pessoas idosas (3.681/2023). Com a aprovação em caráter terminativo, o texto segue agora para o Senado.

A proposição promove alterações na Política Nacional de Saúde Bucal (Lei 14.572/2023). O texto inicial, apresentado pelo deputado Jonas Donizette (PSB-SP), previa o benefício apenas para pessoas com câncer. A relatora na CCJ, Laura Carneiro (PSD-RJ), propôs a aprovação do substitutivo da Comissão de Saúde, que abrange também os idosos.

Projeto tramita na Câmara desde agosto de 2023.Renato Araújo/Câmara dos Deputados

Para a deputada, o substituitivo trouxe maior clareza ao projeto. "O substitutivo adotado pela Comissão de Saúde corrige aspectos de redação ao adotar um texto mais claro e conciso, definindo, de modo objetivo, os destinatários da prioridade: pessoas com câncer e pessoas idosas", afirmou Laura Carneiro.

Segundo Donizette, a priorização do acesso a esses pacientes é "extrema importância", uma vez que os medicamentos utilizados no tratamento podem provocar "lesões bucais que, por vezes, se expandem até causar a morte do paciente".

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Artigos Mais Lidos