Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
DIA DE COMBATE À PIRATARIA
Congresso em Foco
3/12/2025 12:10
Autoridades públicas, especialistas e representantes da indústria de bebidas se reúnem nesta quarta-feira (3) para o evento "Integridade no Setor de Bebidas: Estratégias contra a Pirataria e a Falsificação", promovido pela Associação Brasileira de Bebidas Destiladas (ABBD) em parceria com o Congresso em Foco. A iniciativa, que conta também com o apoio da Associaçao Brasileira de Bebidas (Abrabe) e do Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac), ocorre justamente no Dia de Combate à Pirataria.
Acompanhe a transmissão ao vivo:
O encontro busca responder ao avanço das fraudes e da falsificação de bebidas, fenômeno que envolve desde organizações criminosas até práticas de reuso clandestino de garrafa, problema que pressiona o setor, afeta a arrecadação e coloca consumidores em risco. O evento é aberto pelo presidente da ABBD, Eduardo Cidade.
Articulação contra o mercado ilegal
A primeira mesa de debates, intitulada "Combate ao Mercado Ilegal e à Falsificação no Setor de Bebidas", reúne representantes do governo, do Congresso e da segurança pública. Participam:
A moderação é feita por Daniel Monferrari, da ABBD. O painel discute o crescimento da atuação de quadrilhas especializadas, os gargalos de fiscalização e as propostas legislativas que buscam endurecer o combate ao comércio clandestino de bebidas.
Rastreabilidade e descaracterização de garrafas em foco
Na segunda parte do evento, o debate se volta às soluções estruturais para fechar o ciclo que permite a falsificação. O painel "Logística Reversa, Descaracterização de Garrafas e Segurança do Ciclo de Embalagens" trata de mecanismos para evitar o reaproveitamento ilegal de recipientes e aprimorar a rastreabilidade.
Entre os expositores estão:
O encerramento tem a participação de Carlos Eduardo Cabral de Lima, presidente da Diretoria Executiva do Ibrac.
O evento pretende alcançar profissionais da área, formuladores de políticas públicas e consumidores interessados no tema. A proposta é difundir informações técnicas, apresentar experiências de fiscalização e apontar caminhos possíveis para reduzir a pirataria e fortalecer o mercado legal de bebidas no país.
Temas
LEIA MAIS
Infidelidade parlamentar
Deputada expõe traição de marido: "Cuidado com pastor gatinho"
Infidelidade Parlamentar
Filha de Antônia Lúcia defende pai após acusações de traição
Direitos trabalhistas
Subcomissão da Câmara pode votar fim da escala 6x1 nesta quarta-feira