Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Dispensados
Congresso em Foco
3/12/2025 14:35
O Ministério da Justiça demitiu, nesta quarta-feira (3), Alexandre Ramagem e Anderson Torres dos quadros da Polícia Federal. As portarias assinadas pelo ministro Ricardo Lewandowski serão publicadas no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (4) e cumprem determinações do STF, que ordenou a perda dos cargos após a condenação de ambos por participação em tentativa de golpe de Estado. Os dois eram delegados de carreira.
A demissão ocorre após o trânsito em julgado das ações penais julgadas pela 1ª Turma do STF. Ramagem, condenado a 16 anos de prisão, foi apontado pela Corte como responsável por usar a estrutura da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) para monitorar adversários políticos e fortalecer ataques ao sistema eleitoral. Deputado federal, ele deixou o país durante o julgamento e se encontra foragido nos Estados Unidos.
Torres, condenado a 24 anos de prisão, foi considerado participante das articulações golpistas e colaborador da organização criminosa investigada. À época dos atos de janeiro de 2023, era secretário de Segurança Pública do Distrito Federal. Em sua residência, a Polícia Federal apreendeu a minuta de um decreto de estado de defesa citada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) como indício da trama. Ele está preso no 19º Batalhão da PM do DF, no Complexo Penitenciário da Papuda.
Embora demitidos, os dois permanecem respondendo a processos administrativos disciplinares na corporação. As portarias apenas formalizam a perda dos cargos, determinada pelo Supremo após o encerramento das possibilidades de recurso.
Infidelidade parlamentar
Deputada expõe traição de marido: "Cuidado com pastor gatinho"
Infidelidade Parlamentar
Filha de Antônia Lúcia defende pai após acusações de traição
Direitos trabalhistas
Subcomissão da Câmara pode votar fim da escala 6x1 nesta quarta-feira