Nesta terça-feira (9), a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara debaterá os desafios enfrentados pelos produtores de leite no sudoeste da Bahia, com foco em Vitória da Conquista. A iniciativa, proposta pelo deputado Leo Prates (PDT-BA), está agendada para as 14 horas.
O encontro visa discutir as dificuldades que impactam o setor leiteiro na região. Segundo o parlamentar, os produtores locais enfrentam problemas que refletem os desafios nacionais, como o aumento dos custos de produção, a concorrência com o leite importado e a baixa remuneração.
Leo Prates também destacou que a concorrência com o leite importado da Argentina e do Uruguai afeta os preços pagos aos produtores nacionais, em perda de renda.
No requerimento, o parlamentar apontou ainda para a dificuldade de escoamento da produção, especialmente para a agricultura familiar, devido a problemas logísticos e de infraestrutura. Prates mencionou a falta de sucessão familiar nas propriedades rurais e a necessidade de investimentos em tecnologia e melhoramento genético para garantir produtividade e qualidade.
"Diante dessa realidade alarmante, é importante a realização de um debate com vistas à construção de soluções emergenciais e estruturantes para uma melhor solução para os problemas dos produtores de leite na Bahia."