Notícias

Comissão aprova acessibilidade como fator de desempate em licitações

Texto da deputada Dayany Bittencourt (União-CE) foi aprovado na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara.

8/12/2025
Publicidade
Expandir publicidade

A Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara aprovou a inserção da promoção da acessibilidade para pessoas com deficiência como um fator de desempate em licitações (4256/2024), proposta pela deputada Dayany Bittencourt (União-CE).

O colegiado seguiu o parecer favorável da relatora, deputada Laura Carneiro (PSD-RJ). "Ao incluir a promoção da acessibilidade entre os critérios de desempate, o projeto amplia o papel social das compras públicas, utilizando o poder de compra estatal como instrumento de inclusão e de fomento à responsabilidade social empresarial", argumentou a parlamentar.

Para a relatora, o texto fomenta responsabilidade social.Renato Araújo/Câmara dos Deputados

Segundo a deputada, a iniciativa se alinha com outros critérios de desempate já existentes, como o incentivo à igualdade de gênero e a implementação de programas de integridade. A proposta modifica a Lei de Licitações e Contratos Administrativos (14.133/2021).

O projeto, que já obteve aprovação na Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, seguirá para análise em caráter conclusivo na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se aprovado, o consenso entre os colegiados substitui a votação em Plenário.

Leia a íntegra do relatório.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Artigos Mais Lidos