Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Projeto de lei
Congresso em Foco
12/12/2025 9:30
A Comissão de Saúde da Câmara deu parecer favorável a projeto para tornar obrigatória a solicitação do registro profissional de médicos, veterinários e dentistas no momento da encomenda de carimbos ou receituários (6.176/2023).
Segundo a proposta, apresentada pelo deputado Marx Beltrão (PP-AL), as empresas deverão manter, pelo período de cinco anos, cópia física ou digitalizada da documentação comprobatória de que o profissional apresentou o registro no momento da encomenda, a fim de proteger o estabelecimento de eventuais responsabilizações.
Em caso de descumprimento da norma, os envolvidos podem responder em conformidade com o Código Penal (2.848/1940). O uso de carimbo ou receituário obtido de forma ilícita também configurará multa.
Aprovada por recomendação do relator, o deputado Allan Garcês (PP-MA), a versão da Comissão de Indústria, Comércio e Serviços foi acolhida. Conforme o relator, a versão aprovada busca aprimorar mecanismos regulatórios e de segurança, devido à crescente ocorrência de fraudes na aquisição indevida de medicamentos sujeitos a controle sanitário especial.
"A crescente ocorrência de fraudes envolvendo a aquisição indevida de medicamentos sujeitos a controle sanitário especial evidencia a necessidade de aprimoramento dos mecanismos regulatórios e de segurança."
Na Câmara, o projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas Comissões de Constituição e Justiça e de Cidadania. Caso haja consenso, a proposta vai direto ao Senado, sem necessidade de deliberação em Plenário.
Temas
LEIA MAIS
Comissão de Agricultura
Novas regras para artesãos em vulnerabilidade social avançam na Câmara
Segurança no Trânsito
Comissão aprova restrições em apps a motoristas acusados de violência
Registro Imobiliário
Ratificação de imóveis em fronteira ganha novo prazo de 15 anos
Câmara dos Deputados