A premiação mais conceituada da política brasileira trouxe inovação neste ano com novas categorias e formato de votação inédito para reconhecer parlamentares de destaque na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.
O Prêmio Congresso em Foco reuniu autoridades dos Três Poderes com o objetivo de estimular a cidadania ativa e promover a qualidade da representação política. Relembre os principais acontecimentos da noite mais importante de 2025.
Expansão
A principal novidade implementada pelo Óscar da Política neste ano foi a ampliação das categorias. Além dos Melhores da Câmara, Melhores do Senado e Parlamentar Revelação, o Prêmio trouxe luz a áreas temáticas que refletem desafios centrais ao Parlamento, como Direitos Humanos e Cidadania; Inovação e Tecnologia; Acesso à Justiça; e Diplomacia Cidadã.
Para ampliar a participação popular, o formato de votação também foi modernizado. Em complemento à tradicional votação pelo site, o Congresso em Foco expandiu o processo eleitoral para o WhatsApp, uma forma prática e acessível de exercer a democracia.
O resultado foi histórico: se fosse um Estado brasileiro, o colégio eleitoral formado pelos participantes da votação ocuparia o 15º lugar no ranking nacional. Ao todo, o Prêmio Congresso em Foco ultrapassou a marca de 2.800.000 votos.
Na infraestrutura, o prêmio também cresceu. Em 20 de agosto, o Teatro Nacional Claudio Santoro, marco da arquitetura e cultura brasiliense, foi palco da maior cerimônia realizada pelo Óscar da Política em suas 18 edições.
Além da homenagem à história de Brasília, pela primeira vez, todos os parlamentares foram convidados para a cerimônia, não apenas os vencedores. Mais que premiar, o importante em 2025 foi celebrar a política ao reconhecer e valorizar a atuação de deputados e senadores.
Pluralidade política
Na edição de 2025, foram distribuídos 109 novos prêmios, que contemplaram desde o voto popular à escolha criteriosa do júri técnico e de jornalistas que cobrem o Congresso.
A premiação também foi sinônimo de representatividade. Ao todo, 16 partidos tiveram parlamentares homenageados, porque a atividade legislativa não se restringe a uma única vertente política. Todos os estados brasileiros foram premiados.
Apesar de ocuparem menos de 20% do Congresso, a participação feminina também foi destaque. 33 deputadas e senadoras foram premiadas, o equivalente a 34% do total reconhecidos.
Criado em 2006, o Prêmio Congresso em Foco finaliza mais um ano de reconhecimento a quem atua com responsabilidade, defende os direitos humanos e promove o interesse público, para retornar no próximo ano com ainda mais inovação e compromisso democrático.