Notícias

Restituição do IR é liberada a contribuintes que estavam na malha fina

Pagamento contempla cerca de 263 mil declarantes que regularizaram pendências e tiveram a restituição liberada pela Receita.

29/12/2025
Publicidade
Expandir publicidade

Aproximadamente 249 mil contribuintes que tiveram suas declarações retidas em malha fina e que subsequentemente regularizaram suas obrigações fiscais junto à Receita Federal, receberão suas devidas restituições. A Receita Federal efetua, nesta segunda-feira (29), o pagamento do lote referente à malha fina do mês de dezembro, que também engloba restituições residuais de anos anteriores.

No total, 263.255 contribuintes serão contemplados com o montante de R$ 605,99 milhões. Desse valor, R$ 309,6 milhões serão destinados aos contribuintes que possuem prioridade legal no recebimento do reembolso.

Restituição poderá ser feita via Pix.Pedro Affonso/Folhapress

A distribuição das restituições se dará da seguinte forma:

  • 178.030 contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida e/ou optaram simultaneamente pelo recebimento da restituição via Pix;
  • 34.796 contribuintes com idade entre 60 e 79 anos;
  • 29.688 contribuintes sem prioridade estabelecida por lei;
  • 11.344 contribuintes cuja principal fonte de renda provém do exercício do magistério;
  • 5.310 contribuintes com idade superior a 80 anos;
  • e 4.087 contribuintes com deficiência física ou mental, ou portadores de doença grave.

A consulta ao lote foi disponibilizada desde o dia 22 e pode ser realizada através do site da Receita Federal. A consulta também pode ser efetuada por meio do aplicativo da Receita Federal, disponível para tablets e smartphones.

O pagamento será realizado na conta bancária ou através da chave Pix (CPF) informada na declaração do Imposto de Renda. Caso o contribuinte não conste na lista de contemplados, deverá acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e obter o extrato da declaração.

Em caso de identificação de alguma pendência, o contribuinte poderá enviar uma declaração retificadora e aguardar a liberação nos próximos lotes da malha fina. Caso a restituição não seja creditada na conta informada, por motivos como conta desativada, os valores permanecerão disponíveis para resgate pelo período de um ano no Banco do Brasil.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Artigos Mais Lidos