A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou novo medicamento para profilaxia pré-exposição (PrEP), tratamento que diminui o risco de infecção pelo HIV-1 em relações sexuais. O Sunlenca, produzido à base de lenacapavir, pode ser administrado em adultos e adolescentes a partir de 12 anos, com peso mínimo de 35 kg.
Por determinação da agência reguladora, o uso é condicionado à apresentação de um teste com resultado negativo para HIV-1. A injeção subcutânea deve ser administrada a cada seis meses.
A autorização ocorre após recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), em julho do ano passado, que classificou o lenacapavir como a melhor alternativa preventiva ao HIV-1.
Segundo estudos clínicos utilizados para embasar a decisão da agência reguladora, o medicamento apresenta 100% de eficácia na redução da incidência de HIV-1 em mulheres cisgênero. O resultado é 89% superior ao desempenho da PrEP oral diária.
O medicamento ainda depende de precificação da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) para ser comercializado. Para que seja disponibilizado no Sistema Único de Saúde (SUS), é necessário passar por avaliação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) e do Ministério da Saúde.
PrEP
A profilaxia pré-exposição possui efeito preventivo à infecção pelo HIV, ou seja, é definida pelo uso de medicamentos antirretrovirais por indivíduos que não possuem o vírus, mas estão expostos ao risco de contraí-lo. O tratamento reduz significativamente as chances de transmissão.
Além da PrEP, outras medidas integram a chamada "prevenção combinada", como testagem regular para HIV, uso de preservativos, tratamento antirretroviral (TARV), profilaxia pós-exposição (PEP) e cuidados específicos para gestantes soropositivas.