Notícias

Wellington Lima e Silva é escolhido para o Ministério da Justiça

Advogado-geral da Petrobrás foi escolhido por Lula para ocupar vaga aberta com a saída de Lewandowski.

13/1/2026
Publicidade
Expandir publicidade

O presidente Lula ratificou nesta terça-feira (13) a escolha Wellington Cesar Lima e Silva para assumir o Ministério da Justiça e Segurança Pública. O jurista, que hoje ocupa o cargo de advogado-geral da Petrobrás, substituirá o Ricardo Lewandowski.

Essa será a segunda passagem de Silva pela liderança do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Em 2016, por indicação de Dilma Rousseff, ele assumiu a pasta por poucos dias. A nomeação para o governo de Dilma ocorreu em fase difícil para a presidenta, que tentava permanecer no poder.

Wellington Lima e Silva é escolhido para o Ministério da JustiçaRicardo Stuckert / PR

Na época, por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), Silva precisou decidir se continuava como procurador do Ministério Público da Bahia (MPBA) ou como ministro. Por interpretação da Corte, é inconstitucional que membros do Ministério Público ocupem cargos públicos fora da instituição. Wellington optou por pedir demissão do cargo no Executivo.

Silva foi nomeado em 3 de março e, no dia seguinte, teve a nomeação sustada. No dia 5, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) suspendeu a decisão. A maioria formada pelo STF para considerar o acúmulo de cargos inconstitucional veio em 9 de março e concedeu 20 dias para que ele se afastasse de uma das funções. O jurista entregou a pasta no dia 14.

Como membro do MPBA, Silva chefiou o Ministério Público como Procurador-Geral de Justiça da Bahia por dois mandatos consecutivos com indicações de Jaques Wagner (PT-BA), hoje líder do governo no Senado.

A situação agora é diferente. Em 2023, o jurista se aposentou ao ser anunciado como secretário de Assuntos Jurídicos da Casa Civil já por escolha do presidente Lula. O caminho está livre para assumir a pasta.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Artigos Mais Lidos