Notícias

Cunhado de Vorcaro é preso pela PF ao tentar embarcar para Dubai

Fabiano Zettel foi detido em Guarulhos por ordem de Dias Toffoli no âmbito da Operação Compliance Zero.

14/1/2026
Publicidade
Expandir publicidade

O empresário Fabiano Campos Zettel, cunhado de Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, foi preso nesta quarta-feira (14) pela Polícia Federal ao tentar embarcar em um jatinho no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, com destino a Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Após prestar esclarecimentos, ele foi liberado.

A prisão temporária foi determinada pelo ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), que também autorizou a apreensão do celular e do passaporte de Zettel. Na decisão, Toffoli afirmou que a detenção do empresário era "imprescindível" para o avanço das investigações, diante dos elementos concretos apresentados no processo.

Fabiano Zettel foi solto após prestar esclarecimentos.Reprodução/Instagram

O ministro criticou ainda a demora da Polícia Federal no cumprimento das medidas cautelares previamente determinadas. Segundo Toffoli, a falta de celeridade pode ter comprometido a preservação de provas. "Causa espécie a este relator não só o descumprimento do prazo por mim estabelecido para o cumprimento das medidas cautelares ordenadas, mas também a falta de empenho no atendimento da ordem judicial, para a qual a Polícia Federal teve vários dias de planejamento e preparação, o que pode resultar em prejuízo e ineficácia das providências", escreveu.

A prisão ocorreu no âmbito da segunda fase da Operação Compliance Zero, que apura um suposto esquema de fraudes na venda de carteiras de crédito do Banco Master ao Banco de Brasília (BRB). A operação também teve como alvo o empresário Nelson Tanure.

Confira a íntegra da decisão.

Quem é Fabiano Zettel

Além de empresário, Fabiano Zettel é advogado e pastor da Igreja Bola de Neve. Ele é casado com Natália Vorcaro Zettel, irmã de Daniel Vorcaro. Zettel é fundador da Moriah Asset, empresa de private equity criada em 2023, com atuação no setor de bem-estar.

Segundo a Polícia Federal, a investigação avalia se, em razão da proximidade com o cunhado, Zettel detém informações relevantes sobre o suposto esquema de fraudes envolvendo o banco de Vorcaro.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Artigos Mais Lidos