Notícias

Tarcísio descarta Planalto e reafirma apoio à candidatura de Flávio

Governador de São Paulo afirmou que foco é a reeleição e citou união da direita.

16/1/2026
Publicidade
Expandir publicidade

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), descartou nesta quinta-feira (15) qualquer intenção de disputar a Presidência da República e reafirmou que não existe, nem nunca existiu, um projeto pessoal de candidatura ao Palácio do Planalto.

A declaração foi feita durante visita a Suzano, no interior paulista, onde o governador participou do lançamento das obras das alças de acesso ao Trecho Leste do Rodoanel Mário Covas. Questionado sobre o cenário eleitoral e seu nome aparecer em pesquisas nacionais, Tarcísio foi direto ao negar planos presidenciais.

"Brasília não, com certeza! Eu nunca desisti porque nunca teve essa candidatura. Não, nunca teve esse projeto. É engraçado, porque vocês não acreditam, mas sempre estou falando que o meu projeto é reeleição."

Na mesma ocasião, o governador declarou apoio à candidatura do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) à Presidência da República e defendeu a união da direita em torno de um único nome.

"A direita vai estar unida em torno de um nome. E o meu nome é o Flávio", disse.

Apesar das negativas, Tarcísio aparece como um dos nomes mais competitivos contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas pesquisas eleitorais.

Levantamento da Quaest divulgado na quarta-feira (14) apontou o governador paulista como o adversário com melhor desempenho em um eventual segundo turno, com redução significativa da diferença em relação aos meses anteriores. Em agosto de 2025, outra pesquisa indicou que ele venceria Lula em uma disputa direta e que sua gestão tem aprovação de cerca de 60% do eleitorado.

Mesmo diante desse cenário, o governador voltou a reforçar seu apoio ao senador do PL.

"Pra mim o Flávio é um grande nome. Já falei que ele é o meu candidato e tem o nosso apoio."

A candidatura de Flávio Bolsonaro foi confirmada em dezembro do ano passado, quando o ex-presidente Jair Bolsonaro anunciou, por meio de carta lida pelo próprio filho, a decisão de lançá-lo como pré-candidato à Presidência em 2026. Desde então, aliados do ex-presidente passaram a disputar espaço no campo político bolsonarista.

Embora o nome de Tarcísio tenha sido cogitado como alternativa ao Planalto, o governador paulista voltou a reiterar que seu foco permanece na reeleição e que seguirá alinhado à candidatura de Flávio Bolsonaro.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Artigos Mais Lidos