A deputada federal licenciada e ex-governadora do Maranhão Roseana Sarney (MDB-MA), de 72 anos, voltou a ser internada após ser diagnosticada com pneumonia durante o tratamento contra um câncer de mama. Em vídeo publicado nas redes sociais, a parlamentar contou que, por causa da infecção, a última sessão de quimioterapia foi suspensa e que seguirá diretamente para a etapa cirúrgica.
Roseana afirmou que a semana passada "não foi das melhores". Ela chegou a receber alta, mas precisou retornar ao hospital logo em seguida para dar continuidade ao tratamento da pneumonia. "Eu peguei, sei lá onde, uma pneumonia, aí tive de vir para o hospital, e estou no hospital até agora, tratando da pneumonia", relatou.
Por orientação médica, a deputada informou que não fará a última aplicação de quimioterapia, inicialmente marcada para o dia 27, e seguirá diretamente para a cirurgia. Apesar do novo quadro, Roseana disse estar confiante na recuperação e pediu orações aos apoiadores. "Agora, vou direto para a cirurgia. Estou muito esperançosa. Acho que vai dar tudo certo e conto com as orações de vocês, claro, com a proteção de Deus", afirmou.
Quimio e imunoterapia
Diagnosticada com câncer de mama triplo-negativo em agosto do ano passado, Roseana iniciou o tratamento com um protocolo que intercala quimioterapia e imunoterapia. Ao todo, estavam previstas 16 sessões. Recentemente, ela anunciou que restava apenas uma aplicação para concluir a chamada "fase vermelha" da quimioterapia.
Em dezembro, Roseana recebeu a visita do presidente Lula e da primeira-dama Janja da Silva, em São Paulo, onde realiza o tratamento. O encontro ocorreu no dia 13 e foi divulgado em publicação conjunta com o MDB. Na ocasião, a parlamentar afirmou que a visita foi marcada por "gestos de afeto, palavras de esperança e confiança no caminho da cura".
Não é a primeira vez que Roseana Sarney enfrenta um câncer. Em 1998, quando disputava a reeleição ao governo do Maranhão, foi diagnosticada com a doença e passou por cirurgias na mama, no pulmão e no intestino. Em dezembro do ano passado, também chegou a ser internada por conta de baixa imunidade.
Filha do ex-presidente José Sarney (MDB), Roseana tem uma longa trajetória política. Governou o Maranhão por quatro mandatos, foi senadora e entrou para a história como a primeira mulher eleita para chefiar um Executivo estadual no Brasil, em 1994.