Parlamentares e lideranças políticas alinhadas à direita intensificaram a mobilização para acompanhar o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) na chamada "caminhada pela liberdade", iniciativa que pretende percorrer mais de 200 quilômetros entre Paracatu, no interior de Minas Gerais, e Brasília. A manifestação tem como principal bandeira a defesa da liberdade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e críticas às decisões do STF.
A mobilização começou a ser divulgada nas redes sociais pelo próprio Nikolas na semana passada e prevê chegada à capital federal no domingo (25), quando os organizadores esperam realizar um ato público de recepção. O deputado afirmou que a iniciativa tem caráter simbólico e busca chamar atenção para a situação jurídica de Bolsonaro e de pessoas presas em decorrência dos atos de 8 de janeiro.
Em vídeo publicado nas redes, o parlamentar justificou a iniciativa com críticas ao Judiciário e ao governo federal.
"Eu, como deputado federal, junto a outros deputados e senadores, fico com o mesmo sentimento de vocês diante das prisões injustas do 8/1 e a própria prisão do ex-presidente Bolsonaro, em relação a esse governo e ao Supremo Tribunal Federal. Eu tenho orado para que Deus me desse uma ideia sobre o que fazer, vim pensando e chegou o dia. Por isso, decidi caminhar até Brasília em um ato simbólico para poder trazer luz a todos os fatos que estão acontecendo."
A caminhada ocorre em meio a um contexto de forte mobilização digital do deputado mineiro. Dias antes do anúncio do ato, Nikolas voltou a divulgar acusações envolvendo o Pix, alegando suposta intenção do governo federal de monitorar ou taxar o sistema de pagamentos. As informações foram posteriormente negadas pela Receita Federal, por outros órgãos oficiais e rebatidas publicamente pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Apesar disso, o parlamentar segue reunindo apoio entre congressistas, vereadores e lideranças políticas alinhadas ao Bolsonarismo. Parte dos apoiadores deve comparecer apenas à manifestação final em Brasília, enquanto outros participam de trechos da caminhada.
Quem participa
Até o momento da publicação desta matéria, constam como nomes confirmados na marcha de 200km:
- Carlos Bolsonaro (PL): ex-vereador pelo Rio de Janeiro;
- Magno Malta (PL-ES) - senador;
- André Fernandes (PL-CE): deputado federal;
- Gustavo Gayer (PL-GO): deputado federal;
- Marcos Pollon (PL-MS): deputado federal;
- Zé Trovão (PL-SC): deputado federal;
- Carlos Jordy (PL-RJ): deputado federal;
- Junio Amaral (PL-MG): deputado federal;
- Maurício do Vôlei (PL-MG): deputado federal;
- José Medeiros (PL-MT): deputado federal;
- Sargento Gonçalves (PL-RN): deputado federal;
- Zucco (PL-RS): deputado federal;
- Lucas Polese (PL): deputado estadual (ES);
- Gilberto Cattani (PL): deputado estadual (MT);
- Marcio Gualberto (PL): deputado estadual (RJ);
- Capitão Martim (Republicanos): deputado estadual (RS);
- Fernando Holiday (PL): ex-vereador por São Paulo (SP);
- Lucas Pavanato (PL): vereador por São Paulo (SP);
- Thiago Medina (PL): vereador pelo Recife (PE);
- Rony Gabriel (PL): vereador por Erechim (RS);
- Rafael Satiê (PL): vereador pelo Rio de Janeiro (RJ);
- Zoe Martínez (PL): vereadora por São Paulo (SP);
- Sebastião Coelho: desembargador.