O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, comentou em suas redes sociais a respeito do resultado da primeira edição do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), publicado na última segunda-feira (19), que resultou na classificação de 107 faculdades públicas e privadas como insatisfatórias e na aplicação de sanções sobre 99.
"São bets travestidas de faculdades. Como médico e governador, afirmo: o resultado do Enamed, que reprovou 107 faculdades de medicina, escancara um estelionato educacional. A formação médica virou um jogo de azar, e quem perde é o paciente", declarou.
Caiado também relembrou a relutância em autorizar novos cursos de medicina em seu Estado. "Em sete anos de governo em Goiás, não autorizei nenhuma nova faculdade de medicina, mesmo sob forte pressão política e econômica. Não negocio a segurança da saúde pública. Defendo rigor. Faculdade sem qualidade não pode funcionar. Medicina não é aposta".
Ao todo, foram 351 cursos de medicina avaliados, incluindo os três níveis da federação. Em Goiás, sete faculdades, em maioria privadas, receberam notas 1 e 2, entrando na faixa de risco de sanções. Uma recebeu nota 3, considerada média, e cinco receberam nota 4, incluindo a Universidade Estadual de Goiás e a Universidade Federal de Goiás.
Veja a publicação de Ronaldo Caiado: