Notícias

Senador propõe moção a autora de estudo que pode reverter tetraplegia

Estudo desenvolvido por Tatiana Coelho de Sampaio utiliza substância polilaminina.

21/1/2026
Publicidade
Expandir publicidade

O senador Fabiano Contarato (PT-ES) apresentou requerimento nesta quarta-feira (21) para realizar voto de louvor à professora Tatiana Coelho de Sampaio. A pesquisadora desenvolveu técnica com a proteína polilaminina capaz de reverter lesões medulares.

Para Contarato, os estudos trazem avanço tanto para a medicina quanto para a ciência brasileira.

"A relevância desse trabalho está em transformar conhecimento científico em resultados concretos, ampliando as possibilidades de abordagem de um dos desafios mais complexos da área da saúde e produzindo impacto real na vida das pessoas."

Requerimento foi protocolado nesta quarta-feira (21).Carlos Moura/Agência Senado

A homenagem, segundo o senador, reconhece o desempenho das universidades públicas brasileiras.

"Ao realizar esta homenagem, reconhecemos o valor da ciência brasileira, da pesquisa desenvolvida nas universidades públicas e do trabalho comprometido de pesquisadoras e pesquisadores, que colocam o conhecimento a serviço da sociedade e do interesse público."

Polilaminina

A pesquisa de Sampaio recria em laboratório a proteína laminina. Essa substância, presente no desenvolvimento fetal, atua em auxílio aos neurônios para que se conectem entre si.

Ainda na fase experimental, a aplicação no Sistema Único de Saúde (SUS) foi liberada pelo Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em janeiro deste ano.

Ao menos quatro pessoas, no Espírito Santo e no Mato Grosso do Sul, já receberam o tratamento. A pesquisa está em desenvolvimento na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) há mais de 20 anos.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Artigos Mais Lidos