A Câmara dos Deputados publicará edital de novo concurso público para policiais legislativos da instituição ainda em janeiro. A informação foi anunciada pelo presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), na quarta-feira (21).
"Quero anunciar que nós teremos ainda no mês de janeiro o lançamento de um outro concurso, esse para policial legislativo da Câmara dos Deputados. Eu voltarei para trazer mais informações para vocês sobre os detalhes. Boa sorte a todos."
Edital em andamento
No mesmo vídeo, Motta relembrou candidatos do período de inscrições para o edital que já está em andamento, que se encerra na próxima segunda-feira (26) às 18h. O edital oferece 35 vagas para técnico legislativo e outras 35 para analista legislativo, além de cadastro reserva para 70 vagas.
As incrições podem ser realizadas pelo site do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), a banca examinadora responsável pela execução da prova.
A taxa de inscrição foi fixada em R$ 100 para o cargo de técnico legislativo e em R$ 130 para o de analista legislativo. O prazo final para o pagamento da taxa de inscrição é 28 de janeiro.
Conforme o edital, serão duas provas objetivas, com duração de cinco horas, e uma discursiva, de três horas. Nas objetivas, serão 90 questões de conhecimentos gerais e 90 de conhecimentos específicos.
A prova será realizada no dia 8 de março em todas as capitais do Brasil, como destacou Hugo Motta.
"Justamente para facilitar o acesso das pessoas que queiram realizar essa prova, não mais sendo necessário sair do seu estado para ir a outro estado poder realizar o concurso."
Do total de vagas, 30% serão reservadas para candidatos negros, indígenas e quilombolas. Para concorrer às vagas reservadas, o candidato deverá indicar a cota durante a inscrição e autodeclarar-se pertencente a um dos grupos mencionados. A autodeclaração observa o quesito cor ou raça adotado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).