Durante cerimônia de entrega de imóveis do programa Minha Casa, Minha Vida em Maceió (AL), o presidente Lula tornou a comparar os resultados de seu governo ao de Jair Bolsonaro. Sem citar nomes, disse que o grupo político de seu rival "destruiu o país" e não voltará ao poder enquanto ele estiver vivo.
"Eu gosto da vida e eu vou viver muito. E vou lhe dizer uma coisa para vocês, enquanto eu tiver vida, aqueles cidadãos que ajudaram a destruir esse país (..) não voltarão a governar mais esse país", declarou. "Eu sou um pernambucano, não morri de fome até completar cinco anos de idade, para morrer depois que chegou aos 80 é difícil", completou.
Confira sua fala:
O presidente relembrou as 700 mil mortes por covid-19 no Brasil durante o governo do rival, das quais "metade era culpa deles". Também acusou Bolsonaro de descumprir promessas eleitorais. "Aqueles cidadãos que prometeram emprego e deram desemprego, que prometeram casa e não deram casa, que prometeram comida e não deram comida, que prometeram mais salário e passaram sete anos sem aumentar o salário mínimo", apontou.
Para as eleições deste ano, Lula defendeu que seus apoiadores ocupem as ruas. "Nós não queremos brigar com ninguém, nós não queremos fazer confrontação física, o que nós queremos é fazer confrontação de realização nesse país", afirmou.
Encontro de rivais
Durante a cerimônia, discursaram o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, conhecido como JHC, e o ministro dos transportes, Renan Filho. Os dois pertencem a grupos políticos opostos na cena política alagoana: o prefeito é aliado próximo do deputado Arthur Lira (PP-AL), rival do senador Renan Calheiros (MDB-AL), pai do ministro.
Apesar de pertencer ao grupo oposto, Renan Filho prestou homenagem ao prefeito. "Eu queria dar um abraço no nosso prefeito de Maceió, JHC. Eu queria dar um abraço no nosso governador de Alagoas, Paulo Dantas, meu grande amigo". Ele também reafirmou a lealdade de seu pai ao governo, pedindo desculpas em seu nome por não poder participar da cerimônia. "O lugar de Renan [Calheiros] em 2026 é onde sempre esteve, ao lado do presidente Lula".
JHC e Renan Filho são pré-candidatos ao governo de Alagoas. A disputa acontece ao mesmo tempo que Arthur Lira e Renan Calheiros se preparam para disputar às duas vagas ao Senado.