O presidente Lula, de 80 anos, passou neste sábado (31) por uma avaliação médica de rotina no primeiro dia de pós-operatório da cirurgia de catarata no olho esquerdo. Segundo o Palácio do Planalto, o presidente apresentou evolução satisfatória e dentro do esperado para o período.
De acordo com a nota oficial, Lula está bem e segue em repouso na Granja do Torto durante o fim de semana. A previsão é que ele retome as atividades habituais na próxima segunda-feira (2).
A cirurgia foi realizada na sexta-feira (30), no CBV Hospital de Olhos, em Brasília. O procedimento, considerado simples e de curta duração, transcorreu sem intercorrências. O presidente recebeu alta no mesmo dia e retornou à residência oficial. A expectativa médica é de recuperação da visão normal em até 48 horas.
Esta foi a segunda cirurgia de catarata realizada por Lula. Em 2020, ele já havia passado pelo mesmo procedimento no olho direito. A catarata é uma condição comum em pessoas idosas e consiste na opacificação do cristalino, sendo tratada com a substituição por uma lente intraocular artificial.
Nos últimos meses, o presidente tem afirmado publicamente que uma eventual candidatura à reeleição em 2026 estará condicionada à manutenção da saúde física e mental.
Em nota divulgada pelo Planalto, o governo informou: "O presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou neste sábado, 31 de janeiro, na clínica Mirar Oftalmologia, em Brasília, avaliação de rotina do primeiro dia de pós-operatório da cirurgia de catarata, apresentando evolução satisfatória, com exame oftalmológico dentro do esperado para o período. O presidente retornará às atividades habituais na segunda-feira (2)".