Morreu nesta terça-feira (3), aos 76 anos, o ex-deputado federal José Borba, que integrou o MDB do Paraná. Ele também foi prefeito e vereador de Jandaia do Sul, no norte do Paraná. A causa da morte não foi divulgada.
Nascido em 14 de julho de 1949, Borba era contador e teve atuação como empresário e pecuarista. A sua trajetória política começou no Legislativo municipal, quando foi eleito vereador de Jandaia do Sul e cumpriu mandato entre 1977 e 1981.
Depois, voltou às urnas para comandar a prefeitura da cidade em duas ocasiões. Primeiramente, dos anos de 1989 a 1993 e, mais tarde, de 2009 a 2012.
Na esfera federal, Borba foi eleito deputado pelo Paraná e permaneceu na Câmara dos Deputados por três mandatos consecutivos, de 1995 a 2005. No fim desse período, assumiu a liderança do MDB na Casa, entre 2004 e 2005.
Em 2005, o ex-parlamentar renunciou ao mandato durante o processo do chamado mensalão, no qual foi citado.
A morte de José Borba gerou manifestações de pesar. Em publicação no X, o MDB nacional prestou homenagem ao deputado.
"Nossos sentimentos aos familiares e amigos do ex-prefeito e ex-deputado federal José Borba, que faleceu hoje no Paraná. Esteve filiado pelo MDB por apenas quatro anos, mas exerceu o posto de líder de bancada. Era respeitado pelos colegas e querido pelos servidores."
A Associação Paranaense do Ministério Público também divulgou uma mensagem de pesar, informando que o velório ocorrerá em Jandaia do Sul, com sepultamento marcado para esta quarta-feira (4). Leia a íntegra abaixo:
"Com profundo pesar, comunicamos o falecimento de José Rodrigues Borba, pai da Promotora de Justiça Simone Rodrigues Borba Paim, que atua na Promotoria de Justiça de Mandaguaçu.
O velório será realizado nesta terça-feira (3), a partir das 17h, no Auditório Municipal de Jandaia do Sul. O sepultamento está previsto para as 14h de amanhã (4) no Cemitério Recanto da Paz, no mesmo município.
Ao registrarmos as mais sinceras condolências, manifestamos todo o nosso apoio e sentimento de solidariedade à associada, seus amigos e familiares."