Uma nova trend tomou conta das redes sociais de parlamentares nos últimos dias: caricaturas geradas por inteligência artificial a partir de informações públicas sobre a trajetória política de cada um.
Nas imagens compartilhadas em seus perfis, deputados e senadores aparecem em ilustrações cercados de elementos associados à atuação política, como projetos relatados ou aprovados, bandeiras defendidas e referências pessoais.
Um dos congressistas que aderiu à tendência foi o senador Otto Alencar (PSD-BA), retratado com menções à sua participação na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid.
"Resolvi entrar na trend e desafiei o chat a criar uma caricatura minha baseada no que construí ao longo da minha vida pública. O que aparece aí é o que me move todos os dias: lutar pela Bahia, defender o Brasil, garantir acesso à saúde e ser firme contra a desinformação", escreveu o parlamentar.
Na ilustração do deputado Arthur Lira (PP-AL), foram destacados seu trabalho como relator do projeto de isenção do Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil e sua conhecida paixão por cavalos.
Já o senador Marcos do Val (Podemos-ES) foi representado em uma versão policial, ao lado de um exemplar da Constituição Federal.
O líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), fez sua caricatura ao lado do presidente Lula e cercado de elementos nortistas.
Veja outras publicações:
- Senador Renan Calheiros (MDB-AL):
- Senador Fabiano Contarato (PT-ES):
- Senador Alessandro Vieira (MDB-SE):