O prefeito de Araras (SP), Irineu Norival Maretto (PSD-SP), morreu na madrugada desta quinta-feira (25), aos 70 anos, após sofrer uma nova parada cardiorrespiratória.
Ele estava internado desde terça-feira (23) na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa de Misericórdia de Araras, em decorrência de um quadro de insuficiência respiratória aguda.
Segundo a Prefeitura de Araras, o prefeito deu entrada no hospital após apresentar insuficiência respiratória aguda, quadro que evoluiu para uma parada cardiorrespiratória.
Após permanecer internado em estado grave por dois dias, sofreu uma nova parada cardíaca e não resistiu.
Prefeitura e Governo de SP lamentam morte
Em nota, a Prefeitura de Araras lamentou a morte do prefeito, prestou solidariedade aos familiares e agradeceu o trabalho da equipe médica responsável pelo atendimento, além do apoio recebido da população durante a internação.
A Câmara Municipal também divulgou uma nota, destacando a contribuição de Maretto para o desenvolvimento do município.
O Legislativo afirmou que o prefeito deixa um legado na política local, especialmente pela criação dos projetos Câmara Jovem e Câmara Cidadã, voltados à aproximação da população com a atividade legislativa.
Durante agenda em Pariquera-Açu, no interior paulista, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) lamentou a morte do prefeito e relembrou um encontro entre os dois há cerca de três semanas, durante a inauguração da duplicação da Rodovia SP-191, entre Araras e Rio Claro.
"Hoje de manhã eu recebo a notícia, com muita tristeza, do falecimento do prefeito, que esteve comigo há pouco tempo atrás", afirmou.
O Governo de São Paulo também divulgou nota de pesar, na qual prestou solidariedade aos familiares, amigos e à população de Araras.
Trajetória política
Nascido em 18 de maio de 1956, Irineu Maretto era empresário do setor de laminação e atuou na política de Araras por quase cinco décadas.
Foi vereador pela primeira vez entre 1977 e 1982 e retornou à Câmara Municipal em 1997, permanecendo no Legislativo até 2012.
Ao longo da carreira parlamentar, presidiu a Câmara Municipal em três ocasiões: nos biênios 2001-2002, 2005-2006 e 2011-2012.
Durante esse período, liderou a criação dos programas Câmara Jovem e Câmara Cidadã, iniciativas voltadas à ampliação da participação da sociedade nas atividades do Legislativo.
Em 2024, foi eleito prefeito de Araras pelo PSD com 37,15% dos votos válidos. Ele exercia seu primeiro mandato à frente do Executivo municipal.