Publicidade
Expandir publicidade
Vice-presidente Hamilton Mourão deverá concorrer ao Senado pelo Rio Grande do Sul.[fotografo]Bruno Batista /VPR[/fotografo]
O governo federal vai prorrogar até abril de 2021 o emprego das Forças Armadas na Amazônia, informou nesta segunda-feira (6) o vice-presidente Hamilton Mourão, que preside o Conselho Nacional da Amazônia Legal (CNAL).
A manutenção de militares na região visa auxiliar os órgãos ambientais a combater delitos ambientais, em especial desmatamento ilegal e focos de incêndio. Inicialmente, o decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), assinado por Jair Bolsonaro, previa que a Operação Verde Brasil 2 acabaria em julho deste ano, mas ela foi estendida pela primeira vez até 6 de novembro.
“[A operação] vai até abril, nós vamos prorrogar até abril”, afirmou Mourão nesta manhã. Segundo ele, a prorrogação, que deve ser formalizada até a próxima semana, será acertada com o ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno.
Mourão assegurou que há recursos para bancar a prorrogação. “Nós estamos com recurso, e o recurso é suficiente para chegar até abril”, disse. De acordo com com o vide-presidente, foram alocados R$ 400 milhões para a operação e ainda há R$ 180 milhões, que precisam ser empenhados ainda em 2020.